‘Dia D’ de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid acontece neste sábado em Barra de São Francisco

Compartilhe

Barra de São Francisco terá um novo Dia D de vacinação contra a Covid-19, Gripe e Sarampo, neste sábado, 25, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para todo o Espírito, para todos os grupos. A vacinação contra gripe e sarampo para crianças de seis meses a 5 anos incompletos e contra a Covid-19 para a faixa etária de 5 a 11 anos, acontece na UBS Alvino Campos (Pavilhão) das 9h às 13h e a de Covid-19 e gripe para crianças acima de 12 anos e demais grupos (veja tabela) será na antiga Câmara Municipal, também das 9h às 13h.

“Convidamos toda a população, as crianças com mais de 5 anos, os adolescentes, a população adulta, que ainda não completou seu esquema vacinal e está apta e quero destacar aqui a decisão do governo do Estado de abrir a aplicação da D4 (segunda dose de reforço) para a população acima dos 30 anos (que tenha passado 4 meses da aplicação da última dose)”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Para o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o novo Dia D busca, principalmente, completar e aumentar a cobertura vacinal de crianças de 5 a 11 anos, que está bem abaixo do esperado, mas também abre oportunidade para todas as faixas etárias concluírem o esquema vacina até a segunda e terceira dose e a aplicação da quarta dose.

Os pontos de vacinação serão disponibilizados pelos municípios capixabas já autorizados a aplicar os imunizantes. Aproveitando a campanha contra a influenza, que ainda não alcançou a cobertura prevista, a Sesa decidiu ampliar a oferta de doses para a população com mais de 18 anos apta a ser vacinada. As vacinas poderão ser aplicadas no mesmo momento, em braços diferentes.

50% das internações no ES são de crianças até 4 anos

A 5ª nova onda de casos de covid-19 no Espírito Santo traz números que preocupam. entre os não vacinados internados com a doença, 50% são crianças entre 0 e 4 anos de idade. O grupo ainda não é contemplado por vacinas autorizadas.

Para Nésio Fernandes, o momento pede urgência na aprovação de imunizantes para essa faixa etária.

“E neste momento, considerando o impacto da cobertura vacinal nas outras idades, representa um alerta que motivou o Conass a formalizar na Anvisa a urgência na aprovação imediata de vacinas para crianças em idades ainda não contempladas. Temos a Coronavac já aplicada em crianças, a da Moderna nos EUA e o MS avança negociações. As crianças merecem ser protegidas”.

Importância de manter vacina em esquema atualizado

O secretário disse ainda que as vacinas são suficientes para reduzir o impacto da pandemia em termos de internação e óbitos. Pra isso, precisam estar no esquema atualizado na maior parte da população.

“Ela protege o indivíduo e, a partir do momento em que atinge 90% de toda a população alvo, passa a ter um efeito em toda a coletividade. Apelamos à população que continue procurando os postos de vacinação”, disse.

Na tarde da última quarta-feira, 22, a Sesa divulgou que o Estado vive uma franca fase de crescimento da curva de casos, internações e óbitos pela Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde, durante entrevista coletiva.

Leia também

Prefeitura constrói bueiro no córrego do Engenho

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) entregou mais...

Ruas, prédios e comércios da cidade ganham as cores Pomitafro

      O município já está vestido com as cores da Pomitafro. Isso...

Colatina: suspeitos de espancar, torturar e cortar cabelo de mulher são presos com submetralhadora e drogas

  Uma mulher de 29 anos foi agredida, ameaçada, torturada e ainda teve o cabelo cortado por criminosos em...

Produção obrigatória de energia a partir de gás natural pode gerar impacto de R$ 86,7 bilhões sobre o custo da eletricidade

A obrigatoriedade da produção de 8 gigawatts (GW) de energia a gás natural pode gerar um impacto de...

VARÍOLA DOS MACACOS: Queiroga diz que rede de diagnóstico da doença será ampliada até o fim de agosto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, até o final de agosto, todos os laboratórios centrais de...

Lote 9: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Abertura da Copa Rural de Futebol Amador movimentou o Bagaço neste sábado (13)

Aconteceu neste sábado (13), na comunidade do Bagaço a abertura da Copa Rural 2022, com a presença de...

Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto em praia da Grande Vitória

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto na manhã deste domingo (7) na Praia de Carapebus, na Serra,...