Dia D da vacina contra a gripe e sarampo imunizou 238 pessoas em Barra de São Francisco

Compartilhe

Um mutirão de vacinação contra o sarampo e a gripe realizado no último sábado, 30, imunizou 238 pessoas em Barra de São Francisco, sendo a maioria delas, crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses de idade.

De acordo com o relatório da Coordenadoria de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram imunizados 36 adultos, sendo 30 com a antigripal e 6 contra o sarampo.

Já as crianças compareceram em maior número, até porque a campanha começou para eles nesta data. Foram 101 crianças vacinadas contra a gripe e o mesmo número recebeu a dose contra o sarampo, totalizando 202 aplicadas.

O Dia D marca oficialmente o início da imunização de novos grupos, com a antecipação de crianças de seis meses a menores de cinco anos para as duas campanhas e a de gestantes e puérperas para a gripe.

Para o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, o dia D atingiu o objetivo, já que a imunização de idosos contra a gripe vem acontecendo há mais de um mês e, por isso, não deu tanta gente nos postos.

“A imunização de crianças teve uma resposta melhor dos pais e mães, que compareceram com os filhos e os vacinaram tanto contra a gripe quanto contra o sarampo, através da tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e rubéola”, destaca Alves.

Campanha de vacinação

A expectativa, segundo explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, é que em relação à influenza, a ação possa ampliar ainda mais as coberturas vacinais dos públicos prioritários.

“Em pouco mais de um mês do início da vacinação contra a Influenza temos mais de 230 mil doses aplicadas nos públicos que já iniciaram, os idosos e trabalhadores da saúde. O objetivo com o Dia D, além de oportunizar a vacinação aos demais grupos, é poder facilitar a ida à unidade de saúde de quem ainda não pôde comparecer durante a semana, influenciando diretamente no aumento da cobertura vacinal”, disse.

Já quanto à vacinação contra o sarampo, Danielle Grillo ressaltou ser um momento importante para que as famílias possam garantir a segurança de seus filhos frente a uma doença altamente contagiosa e que pode deixar sérias sequelas, além de levar à morte.

“Por isso, atentamos aos pais e responsáveis o quão relevante e poderoso é imunizar suas crianças contra o Sarampo. Não percam a oportunidade de garantir a segurança e o cuidado, e que podem aproveitar também a ida ao serviço de saúde para receber a dose da Influenza no mesmo dia”, explicou.

Leia também

Helicóptero realiza pouso emergência após pane em Barra de São Francisco

Um helicóptero realizou um pouso emergencial na tarde desta quarta-feira (25), na região do Córrego da Penha, em...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (03)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

Analistas recomendam cautela antes de investidor partir em busca de pechinchas nas criptomoedas

LUCAS BOMBANA - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Embora o mercado de criptomoedas já tenha experimentado uma forte correção de...

Francisquense Diguinho é campeão de Jiu-Jitsu na categoria Master 1 no Vale do Aço

O lutador francisquense de Jiu-Jitsu, Rodrigo Rodrigues Pereira (Diguinho) participou neste domingo, 22, em Timóteo, no Vale do Aço,...

Marcelo Melo vence e vai à final de duplas do ATP de Lyon neste sábado

O mineiro Marcelo Melo e o argentino Maximo Gonzales emplacaram a terceira vitória seguida no ATP 250 de...

Cadastro Único ultrapassa a marca de 3,76 milhões de famílias identificadas como Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ultrapassou, em abril, a marca de mais de 3,76...