Dez motivos que impedem o controle de diabetes tipo 2 • SiteBarra

Dez motivos que impedem o controle de diabetes tipo 2

Você tem diabetes e não consegue um bom controle? Sabe como controlar essa doença? Neste episódio o endocrinologista Dr. Marcio Aurélio dá mais detalhes sobre como controlar o Diabetes tipo 2.

Abaixo 10 pontos importantes no controle do Diabetes: 

  1. Acompanhamento constante. O diabetes é uma doença crônica e progressiva de tal modo que é esperado que ele piore ao longo do tempo. O paciente que não realiza acompanhamento não descobrirá que está descontrolado ou que sua situação está piorando.
  2. Negação da doença. É muito comum o paciente passar por uma fase de negação, pois a glicemia não muito elevada não apresenta sintomas e o paciente não quer aceitar que precisará mudar seus hábitos e fazer alguns ajustes no estilo de vida como mudança na alimentação, realização de exercícios físicos. O controle na fase inicial da doença é primordial para o desenvolvimento da doença a longo prazo.
  3. Inércia terapêutica.  Sabemos que mudanças no estilo de vida são difíceis e muitas vezes ocorrem de maneira temporária e muitos médicos ao invés de receitar a medicação assim que diagnosticada a doença acabam dando um voto de confiança ao paciente confiando que ele irá realizar mudanças em seu estilo de vida e quando avaliado novamente é visto que o diabetes está descontrolado. 
  4. Uso correto das medicações. Muitos pacientes não fazem o uso correto das medicações ou simplesmente não fazem o uso assim como também não realizam o controle da glicemia capilar. 
  5. Valor da medicação. O custo da medicação acaba interferindo, muitos não possuem condições de manter um tratamento a longo prazo e por isso devem notificar ao médico ou verificar a possibilidade de pegar gratuitamente pelo SUS. 
  6. Hipoglicemia. A hipoglicemia, glicose no sangue muito baixa, realmente dá sintomas bem desagradáveis e muitos pacientes têm muito medo de ter hipoglicemia novamente o que acaba levando o paciente a preferir ficar com uma glicose um pouco mais alta do que correr risco de ter a hipoglicemia novamente.
  7. Monitorização da glicemia capilar é a parte fundamental do tratamento pois uma vez que é realizado esse controle em casa e anotado os valores é possível levar estes dados ao médico para que seja feitos ajustes nas medicações. 
  8. Parar com o tratamento habitual por tratamentos alternativos, opiniões de amigos ou de especialistas da internet
  9. Alimentação. Quanto mais caprichamos na alimentação, de maneira geral, e perdemos peso, menos medicamentos e insulina precisamos para o controle do diabetes.

Converse com o seu médico sobre suas dificuldades e medos no controle do diabetes. Para saber mais assista ao vídeo no canal do Dr. Ajuda.

Foto: Reprodução/Canal Doutor AjudaFoto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda