Devoção a São Cristóvão completa 42 anos

Compartilhe

 

Tradicional carreata em Homenagem ao padroeiro marca festa do padroeiro

Primeiro templo foi erguido em 1980 e era de madeira, sendo uma pequena capela, que serviu de lugar para reunir as famílias do bairro e do entorno


Reportagem: Cintia Zaché, Rede Notícia

Após o início de reuniões para rezar o terço, seis famílias do bairro São Cristóvão, iniciaram a devoção ao padroeiro do bairro. Em 1979, esse mesmo grupo, segundo a Paróquia São Marcos, sentiu a necessidade de formar uma comunidade. Esse foi o pontapé que faltava, e foi assim, que, após diálogo com o senhor José Maria Arruda, que naquela época, e possuía uma marmoraria nas proximidades da casa do senhor Brivaldo Miotto, ele foi convencido e concordou em ceder uma parte do terreno, para fazer a construção de uma capela, que serviria também como escolinha.
O próximo passo foi relatar o fato ao padre Carlos Furbetta, que segundo descrito na Paróquia, apoiou a ideia, e assim, foi construída a capelinha de madeira, em 1980.

A estrutura, durante a semana funcionava como escola, e aos domingos aconteciam as celebrações dos cultos e missas, sempre às 7h30. Para as celebrações, senhor Brivaldo buscava ajuda com os membros da comunidade do Bonfim, através da dona Inês Bonomo, Deivid José e sua esposa. Brivaldo Miotto foi designado então, como presidente.

Com cada dia mais fiéis e moradores, o templo foi ficando pequeno, e para resolver o problema, a Prefeitura de Nova Venécia doou um terreno, onde hoje ficam alojadas urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral. Foi ali que foi erguida uma capela de alvenaria, com apoio total do povo. A capela de madeira foi reaproveitada para o funcionamento de uma pré-escola. Nessa ocasião, já estava na presidência o senhor Elias Rezende, isso no ano de 1983.

E a comunidade só foi crescendo. Surgiu então, a necessidade de uma igreja maior, já que a pequena capela já não comportava todos os fiéis, que vinham também do bairro Bela Vista. Foi realizada uma festa comunitária em prol desta nova construção, que seria no mesmo local. Na ocasião, o pároco Comboniano, padre Ângelo, não concordou com a ideia, alegando que ficava muito distante para as pessoas do bairro Bela Vista. Ele, junto com o bispo da Diocese, Dom Aldo Gerna e o povo da comunidade, decidiram comprar o terreno, onde hoje está localizada a majestosa Igreja São Cristóvão. Com recursos da comunidade e parte de sua verba própria, o templo foi erguido.

» João Vicente de Oliveira, seu Jacó, iniciou na década de 1980, a tradição na família em transportar a imagem de São Cristóvão nas carreatas em homenagem ao padroeiro

Carreata e um templo de fé

Hoje, a comunidade promove a festa do padroeiro, como a já tradicional carreata de São Cristóvão e também, por muitos anos, idealizou a corrida rústica, envolvendo todas as classes sociais.

A área onde está construída a Igreja São Cristóvão é de aproximadamente 1.800 m2, tendo além do templo, salas para catecismo, cozinha, sala do dízimo, banheiros, somando um total de 12 salas, contando ainda com os coordenadores, Luzia Delabela Barros e Gilberto Frisso.

De acordo com relatos, a comunidade não estaria no patamar que está, se não fosse o apoio dos combonianos, principalmente do padre Elio, que conseguiu grandes conquistas para a igreja.

Primeiro Batizado e primeiro casamento

Lembrando que o primeiro batizado realizado na capelinha foi o da Sandra, filha da Regina professora. O primeiro casamento realizado foi de Reinaldo Miotto e Santa Regina Miotto.

Antigos coordenadores e presidentes

Entre os presidentes e coordenadores, Brivaldo Miotto, (Dona Erli), Elias Resende, Angélica Hortolani Boldrini e José Carlos da Silva. Também, Edmã Scardini e Hipólito Ribeiro; Hipólito e Carlos Antonio Ferrugini; Carlos Antonio Ferrugini e Brivaldo Miotto; Valtinho e Luzia Delabela; Luzia Delabela e Gabriel Bravim; Eliete Scardini e Glicério Vila Nova; Viturino Frisso e Eliete Scardini; Viturino Frisso e Antonio Barcellos.

» Luzia Delabela e Gilberto Frisso são atuais coordenadores da Igreja São Cristóvão

Família Jacó é pioneira no transporte da imagem de São Cristóvão

A família Jacó representa pioneirismo quando o assunto é o transporte da imagem de São Cristóvão, durante a tradicional carreata.

Quem iniciou a tradição na década de 1980 foi o comerciante e caminhoneiro, João Vicente de Oliveira (In memória), mais conhecido como seu João Jacó, que era casado com dona Dormelinda Vieira de Oliveira (In Memória). Tendo uma mecânica especializada em automóveis de grande porte e caminhões, seu Jacó com seu veículo, transportava a imagem do santo, desde o início das carreatas.

Após a sua morte, a família não deixou a tradição, e agora, quem é responsável pelo que o pai fazia, são os três filhos, o Antônio, o Jurandy e o Adeir, conhecido como Jacó. “Somos devotos de São Cristóvão, como meu pai era e minha mãe também. Essa carreata já está em nossa agenda anual familiar, e sempre vamos os três irmãos, representando nossos pais. Além disso, temos a presença dos nossos parentes nesse momento religioso”, explica Jurandy.

“Somos devotos de São Cristóvão, como meu pai era e minha mãe também. Essa carreata já está em nossa agenda anual familiar, e sempre vamos os três irmãos, representando nossos pais”

Jurandy, um dos filhos do seu jacó

Devoto do santo que carrega o nome de uma igreja e um bairro veneciano, seu Jacó faleceu no Dia de São Cristóvão, dia 25 de Julho de 1996, e a esposa, também no mesmo mês que celebra a festa do padroeiro. “Eu fui caminhoneiro, herdei a profissão do meu pai. Hoje trabalho em nossa propriedade rural, mas, todas as vezes que estive ou estou na estrada, é a São Cristóvão que peço proteção. Ao levantar de manhã, e ao deitar, rezo e agradeço a Deus pelo dia e ao nosso padroeiro pela proteção diária”, finaliza Jurandy.

Família Jacó mantém a tradição de levar são Cristóvão nas carreatas

Notícia Play vai transmitir carreata e Missa neste sábado

Além da tradicional carreata, o Notícia Play vai transmitir, também, a Missa de São Cristóvão, neste sábado, dia 23, durante os festejos do Padroeiro do bairro veneciano que leva o mesmo nome.

Às 15h30, está prevista a concentração da carreata para os motoristas de automóveis, caminhões e motos, em frente à igreja da Comunidade da Ascensão.

Às 16h, começa a carreata, passando pela Avenida Guanabara, pela ponte central, Avenida Vitória, Praça Jones Santos Neves e Rua Colatina, seguindo com destino aos bairros Bela Vista e São Cristóvão, onde haverá bênçãos pelo Padre Wellington.

Logo após a chegada na Igreja de São Cristóvão, haverá Missa celebrada pelo padre Wellington. Em seguida, barracas com comidas, suco, refrigerante, roleta, pescaria, descoberta da fruta do bolo e show musical.

Toda a arrecadação será destinada à construção da nova igreja da Comunidade. A comemoração de São Cristóvão contará com cobertura exclusiva da Notícia FM e do Notícia Play, que realizará as transmissões nas páginas da Rede Notícia, no Facebook.

Fiéis devotos de São Cristóvão lotam a igreja no bairro que leva o mesmo nome do santo

Curiosidades
• Jose Maria Arruda que emprestou o primeiro terreno
• Inês Bonomo, Deivid Jose e esposa que fizeram as primeiras celebrações dominicais;
• Lidia Colombi: Fundou a catequese;
• Jair Cremasco preparava a Catequese Batismal.

Leia também

Nome do Parque de Leilões será homenagem ao empresário Mira, falecido em 2015

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou neste domingo, 7, que a inauguração do Parque de Leilão Mira Dalmagre,...

Assinatura de Ordens de Serviços para construção de dois Campos Bons de Bola e entrega de uma Van será nesta sexta feira (12) em...

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos estará no distrito de Vila Paulista, nesta sexta...

Carreata

      Vila Pavão já está em clima de Pomitafro. A carreata...

Preso em flagrante suspeito de furtar peças de escavadeira avaliadas em R$ 30 mil

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (5), em flagrante, um jovem de 20 anos suspeito de furtar peças...

Adolescente filha de vítima de feminicídio é morta a tiros no Espírito Santo e ex-namorado é preso suspeito do crime

  Uma adolescente de 14 anos, que perdeu a mãe em 2009 vítima de feminicídio, foi morta a tiros...

Barra de São Francisco tem ‘Dia Especial do Cacau’ nesta quinta-feira

  A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com o...

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...

Defesa Civil de Jaguaré emite alerta para período de estiagem

  O inverno este ano tem sido marcado por um período de estiagem e seca no norte do Espírito...