Detran|ES passa a emitir nova CNH a partir desta quarta-feira (1º)

Compartilhe

O Departamento Estadual de Trânsito do Espirito Santo (Detran), bem como todos os Detrans do país, começa a expedir, a partir desta quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final de 2021, conforme estabelecido pela Resolução Nº 886, com o objetivo de trazer mais segurança ao documento, incluindo mais itens que visam dificultar a falsificação, além de adequar o documento ao modelo internacional, com a identificação do condutor impressa em português, inglês e francês. 

A CNH continuará sendo emitida na versão impressa em papel moeda e também na versão digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).  

A principal mudança no novo modelo da CNH está no seu visual, que agora terá as cores verde e amarelo. Além disso, o condutor poderá optar pela utilização do nome social no documento, desde que já tenha os outros documentos com a alteração do nome, como RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, entre outros.  

Na nova CNH, a assinatura do motorista será exibida logo abaixo da foto, diferente do modelo anterior, em que a assinatura ficava após a dobra da CNH. Haverá também a identificação se a CNH é a permissão, ficando evidenciada a letra “P” no canto superior direito, ou se é definitiva, identificada com a letra “D”.  

O documento contará, também, com um quadro com silhuetas de veículos, indicando as categorias para as quais cada motorista está habilitado marcadas nesse quadro. Logo abaixo, estará o quadro de observações para informar eventuais restrições médicas, como a necessidade do uso de lentes corretivas, e se o condutor exerce atividade remunerada. 

Os condutores capixabas que concluíram o processo de formação ou abriram processos de Habilitação entre os dias 26 e 31 de maio já terão a CNH emitida no novo modelo a partir do dia 1º de junho de 2022, assim como poderão baixar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) no mesmo formato, no aplicativo CDT, a partir dessa data. 

 

Como se dará a troca? 

O condutor já habilitado e que está com a CNH válida não precisará correr para trocar pelo novo modelo. O atual continuará válido até a sua data de vencimento.  

A troca pela nova CNH deverá acontecer gradativamente, de acordo com as renovações e/ou emissão de novos documentos em razão da solicitação de uma segunda via por motivos de furto, roubo, dano ou alteração de dados no documento atual.  

 

Validade da CNH 

A nova carteira de habilitação continua com a mesma validade definida em abril de 2021: 

  • Validade de até 10 anos da CNH – para motoristas com até 50 anos; 
  • Validade de até 5 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos; 
  • Validade de até 3 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos. 

Leia também

Maior bactéria do mundo é descoberta em manguezal no Caribe

SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) - Não há nada mais natural do que chamar as bactérias de "micróbios", ou...

Nova Venécia cria programa Núcleo de Ideias

  A Prefeitura de Nova Venécia criou o programa ‘Núcleo de Ideias – Estudos, Pesquisas, Produção, Parcerias, Sustentabilidade e...

CEARÁ: Equipes de Atenção Básica realizaram 34,5 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

Pacientes renais visitam a clínica de hemodiálise e demonstram sua ansiedade pelo tratamento em Barra de São Francisco

O aposentado Ludovico Saar, 73 anos, luta pela vida há décadas com problemas renais. Ele já chegou a...

Socorrista do SAMU é assaltado em Boa Esperança

Uma moto foi roubada na noite desta terça-feira (21), na Rodovia ES 315, zona rural de Boa Esperança,...

Presidente do Equador reduz preços dos combustíveis, mas não aplaca protestos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Equador, Guillermo Lasso, reduziu o preço dos combustíveis, questão que...

Suprema Corte suspende direito ao aborto nos Estados Unidos após 49 anos

RAFAEL BALAGO NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - Abortar nos Estados Unidos não é mais um direito, decidiu a...