Detran|ES orienta quem vai pegar estrada para curtir as festas de fim de ano

Compartilhe

A pandemia ainda não acabou. Mas, graças à vacina, as festas de fim e início de ano já ganham um traço de normalidade, possibilitando os reencontros com abraços nos amigos e familiares. Se você vai pegar a estrada para esses encontros, mesmo que seja em um passeio curto, além da máscara, do álcool em gel e do esquema vacinal completo, tem uma série de cuidados que você deve adotar.  

Para facilitar, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai te ajudar a fazer o check list para uma viagem segura. 

  1. Confira se a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e sem nenhum impedimento. A pontuação pode ser consultada no site doDetran|ESaqui. Confirme também se o Licenciamento do veículo está em dia. O boleto para pagamento do Licenciamento e o CRLV eletrônico devem ser impressos no site do Detran|ES aqui.  
  2. Aproveite as facilidades proporcionadas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível ter a CNH e o CRLV nosmartphoneou tablet, facilitando o porte dos documentos. 
  3. Faça a revisão do veículo: verifique as condições dos pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de para-brisa, óleo do motor e abasteça o veículo.
  4. Certifique-se de que os dispositivos de segurança, como cintos, estejam disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. No caso de motociclistas, verifique as condições do capacete.
  5. Atenção especial para o transporte seguro de crianças, que devem viajar nos equipamentos adequados a cada faixa etária:

Bebê conforto, crianças de 0 a 1 ano – ou com peso até 13 kg;  

Cadeirinha, de 1 a 4 anos – ou enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente entre 9 kg a 18 kg;  

Assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos e meio – enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente de 15 kg a 36 kg.  

As crianças menores de 10 anos, que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado. 

  1. Vai levar o seu bichinho de estimação? Lembre-se, ele só pode viajar no banco traseiro e usando o equipamento adequado de retenção, cinto de segurança, grade divisória ou caixa de transporte. Não deixe o seupetsolto no veículo.  
  2. Vai levar sua prancha ou sua bike? Utilize acessórios adequados para prender de forma correta no veículo, sem ultrapassar as dimensões permitidas por lei, atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.
  3. Pesquise com antecedência sobre as condições das vias. Se está passando por manutenção, se tem desvio, pare e siga. E evite viajar em horários de pico.
  4. Vai utilizar o GPS? Programe-o antes de pegar a estrada.
  5. Esteja atento ao clima. A chuva, a neblina e dias mais escuros interferem na visibilidade da estrada.
  6. Entenda os sinais do seu corpo, se alimente e se hidrate. Está cansado e sonolento? Faça uma parada em um local seguro, descanse. Se possível, faça um revezamento na direção do veículo.
  7. Obedeça à sinalização e às regras de trânsito, como os limites de velocidade.
  8. Não use o celular na condução do veículo, nem se estiver parado no sinal vermelho. Se for realmente urgente, estacione em local permitido e seguro para utilizar o aparelho.
  9. Nunca misture bebida e direção.
  10. Aproveite a viagem e as festas. Vá e volte em segurança.

  

Leia também

Mulher de 33 anos é morta a facadas pelo marido em Colatina

Uma mulher de 33 anos, identificada como Analine Francisco, foi assassinada a facadas pelo marido na noite de...

Polícia prende suspeito de assalto a pai, filha e entregador de pizza em São Gabriel da Palha

Uma ação da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (20) um homem de 27 anos, suspeito...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (04)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

LEITE HUMANO: Saúde lança campanha para aumentar em 5% número de doações

Para incentivar o aumento das doações e abastecer os estoques dos bancos de leite humano em todo Brasil,...

Boa Esperança no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

  A Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as...

Suspeito morre em confronto com a polícia no Norte do Espírito Santo

Um suspeito morreu em um confronto com policiais militares na noite desta sexta-feira (20) em Jaguaré, no Norte...

Acadepol realiza curso prático de tiro e direção defensiva

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), deu início, nesta...