Detran|ES leva ações educativas para Barra de São Francisco e Águia Branca nesta semana

A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) pegou a estrada em direção à região noroeste do Estado. Nesta semana, o projeto “Detranzinho Itinerante” estará em Barra de São Francisco e Águia Branca, realizando abordagens educativas nas principais vias dos municípios até esta quinta-feira (16).

Durante as ações, condutores que estiverem parados no semáforo, além de ciclistas e pedestres atravessando a faixa, serão abordados e receberão orientações sobre comportamento mais seguro no trânsito, com atenção especial para o perigo da mistura de bebida e direção, além do aumento do uso de celular no trânsito.

De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, a região noroeste registrou um aumento de 31,8% no que diz respeito às mortes provocadas por acidentes de trânsito, no comparativo do mês de julho de 2021 com o mesmo período de 2020.

Atualmente, os municípios de Barra de São Francisco e Águia Branca têm uma frota de 25.676 e 6.043 veículos, respectivamente. Já o número de habilitados é de 28.895 e 3.794 condutores em cada um dos municípios. As ações educativas estão sendo realizadas após solicitações feitas pela Polícia Militar (PMES) dos municípios.

“Queremos sensibilizar a população. Incutir em todos que o trânsito é feito de escolhas conscientes. Nós não queremos que haja vítimas de acidentes. Por isso, reforçamos que a responsabilidade é de todos. Se cada um fizer a sua parte com segurança, seja na condução de seus veículos, seja na condição de pedestre, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar, prefeituras locais e servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Posto de Atendimento Veicular (PAV) dos municípios.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.