Detran inaugura nova agência e debate sinalização de trânsito em Vila Valério • SiteBarra

Detran inaugura nova agência e debate sinalização de trânsito em Vila Valério

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES inaugurou, na última sexta-feira (19), o novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Vila Valério. A unidade funciona agora em um novo espaço localizado na Av. Padre Francisco, 836, no Centro. A cerimônia de apresentação da agência contou com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; do prefeito Davi Ramos; e outras autoridades do município.

O imóvel oferece um ambiente mais moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, além de dois guichês para atendimento e respeito integral às normas de acessibilidade, o que vai proporcionar um melhor atendimento para os munícipes.

No PAV, serão realizados serviços da área de veículos e recursos de infrações. O cidadão deverá agendar o atendimento presencial pelo site www.agendamento.es.gov.br. A frota registrada no município é de 10.681 veículos.

“O Detran|ES, em consonância com o Governo do Estado, está melhorando a estrutura das agências em todo o Estado, com unidades modernas e atendimento de qualidade. Um espaço melhor oferece mais qualidade de trabalho para o nosso servidor e também para o atendimento dos cidadãos que precisam realizar serviços no órgão. Também trabalhamos para levar a tecnologia até o cidadão e colocar os nossos serviços cada vez mais no formato digital e, hoje, já temos mais de 60 serviços on-line, facilitando o acesso e proporcionando um serviço mais eficiente e seguro para os condutores e proprietários de veículos, como parte do programa Detran 100% Digital”, salientou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Sinalização

Na noite de sexta-feira (19), também foi realizada pela Prefeitura de Vila Valério, uma audiência pública no auditório da EMEF VIVA Kayo Fredy Daré Grigoleto para apresentar aos moradores do município os estudos visando às melhorias no trânsito e às mudanças propostas pelo Detran|ES em parceria com a Prefeitura.

Durante a audiência, a servidora Edna Aguiar, da equipe de Engenharia de Trânsito do Detran|ES, apresentou o projeto com intervenções importantes, como a implantação de mão única em algumas vias estreitas para torná-las mais seguras e o aumento na oferta de estacionamentos para atender o comércio, escolas e demais estabelecimentos. Na ocasião, os moradores, comerciantes e demais participantes puderam sugerir alterações no projeto de acordo com a avaliação das mudanças propostas. Muitas sugestões feitas pelos moradores durante a assembleia serão avaliadas e ajustadas pela equipe de engenharia do Detran|ES, e posteriormente, o projeto será enviado à Administração Municipal para assinatura e implantação.

O diretor Givaldo Vieira destaca que, dos 78 municípios capixabas, o Detran|ES é responsável pela sinalização do trânsito de 69 cidades que ainda não têm o trânsito municipalizado e que as mudanças necessárias para a segurança das vias são feitas sempre a partir do debate entre o Governo do Estado, o Detran|ES e a população, o que é essencial para fazer a sinalização viária da melhor maneira possível.

“A demanda é uma reivindicação antiga dos moradores e comerciantes, que nos relataram os transtornos causados pelo grande fluxo de carretas pesadas no centro da cidade. O projeto de sinalização viária é feito pelo Detran|ES junto com a Prefeitura, baseado em critérios técnicos estabelecidos, mas a participação da população é fundamental, porque quem mora e trabalha em Vila Valério e passa pelo trânsito diariamente conhece muito bem as particularidades de cada rua e avenida. Por isso, ouvir a população nas audiências é fundamental para chegarmos a um bom projeto que atenda às regras de trânsito e às necessidades dos moradores, trazendo mudanças nas vias que possam beneficiar o município, trazer mais fluidez e segurança ao trânsito”, disse.

A audiência pública, organizada pela Prefeitura de Vila Valério, contou com a presença do prefeito Davi Ramos, do deputado estadual Marcos Garcia, secretários municipais, vereadores, comerciantes, taxistas, polícia militar e moradores, para debater as futuras alterações que serão realizadas no trânsito da cidade.