Detran|ES inaugura agência em Montanha com provas digitais para tirar CNH

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou o novo Posto de Atendimento Veicular (PAV) do município de Montanha, nesta quinta-feira (07). A unidade, localizada em novo endereço, na Av. Getúlio Vargas, 462, no Centro, foi aberta ao público em cerimônia que contou com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; do prefeito André Sampaio; e outras autoridades do município.

O imóvel oferece um ambiente mais moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, além de dois guichês para atendimento e respeito integral às normas de acessibilidade. No PAV, os condutores, proprietários de veículos e moradores de Montanha poderão realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, incluindo coleta biométrica para procedimentos de Habilitação e provas teóricas de Legislação.

Inovação com provas digitais

Além de um ambiente novo, o PAV de Montanha contará com Sala de Exames Teóricos digital. Com isso, os candidatos à habilitação e condutores passarão a fazer as provas teóricas de trânsito de primeira habilitação, atualização e reciclagem no formato digital e não mais impresso, o que representa um grande avanço tecnológico na qualidade do atendimento aos cidadãos residentes no município e também nos municípios vizinhos: Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário.

As provas teóricas digitais começarão a ser aplicadas na unidade a partir da próxima quinta-feira (14). O agendamento está disponível no site do Detran|ES.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a modernização das unidades do órgão é importante para melhorar o serviço prestado aos capixabas. “O Detran|ES, em consonância com o Governo do Estado, tem trabalhado para entregar unidades modernas e com atendimento de qualidade aos moradores dos 78 municípios que precisam do atendimento presencial, bem como uma melhor estrutura para os nossos servidores. Também investimos na expansão da oferta de exames teóricos no formato digital e dos serviços on-line para levar a tecnologia até o cidadão, facilitando o acesso e proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, como parte do programa Detran 100% Digital”, salientou Givaldo Vieira.

Durante a inauguração da agência do Detran|ES, em cerimônia que também contemplou a entrega da nova praça “Francisco Lopes de Almeida”, reformada pela Prefeitura Municipal, a equipe de Educação de Trânsito do Órgão Estadual realizou abordagem nas ruas e avenidas da cidade para sensibilizar os moradores sobre a importância de terem condutas corretas nas vias.

Participaram também do evento o deputado estadual Bruno Lamas; o presidente do Incaper Antônio Carlos Machado; a vice-prefeita Zezé do Vinhático; o presidente da Câmara de Vereadores Alan Côrtes e os vereadores Zenildo, Clébio, Célia, Maíra, Divaldinho e Bruno.

O município de Montanha conta com 5.740 condutores habilitados e 7.793 veículos registrados.

Agendamento

Para organizar o atendimento, evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado funcionam mediante agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.

O cidadão que precisar realizar algum serviço presencial no PAV de Montanha deverá acessar o site www.agendamento.es.gov.br e fazer o agendamento on-line, escolhendo a categoria do serviço, a unidade, data e horário.

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES, na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.

Os serviços da área de Veículos poderão ser realizados sem agendamento prévio nesta unidade a critério do servidor, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança contra a Covid-19.

Agendamento da prova teórica

As provas teóricas começam a ser oferecidas na unidade a partir desta quinta-feira (07). Para fazer o agendamento, o candidato deverá acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar, na área de serviços digitais de Habilitação, o serviço de “Agendamento de exames teóricos online’ e informar os dados solicitados da mesma forma que foi cadastrado no seu Renach. Após validar os dados, ele poderá escolher o dia e horário disponíveis para o agendamento. No caso de candidato que reprovou e está fazendo a remarcação de Exame Teórico/Técnico, será necessário pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de Reteste, que é emitido no mesmo local, antes de agendar a prova.

Para realizar a prova, que é aplicada na unidade do Detran|ES no município, o candidato ou condutor deverá apresentar documento original de identificação com foto em bom estado de conservação e comprovante do agendamento da prova, além de estar utilizando, obrigatoriamente, sua máscara de proteção.

O candidato ou condutor deverá estar no local da prova com 10 minutos de antecedência do horário agendado, sendo que o atraso da hora agendada não permitirá, em nenhuma hipótese, a realização da prova.

Serviços on-line

O Detran|ES disponibiliza cerca de 60 serviços das áreas de veículos, habilitação e infrações, que podem ser feitos de forma on-line, no site www.detran.es.gov.br. O órgão orienta que, antes de agendar o atendimento, o cidadão verifique a disponibilidade do serviço e esclareça possíveis dúvidas pelos canais de atendimento disponíveis na aba de contatos das áreas de atendimento no site oficial.

Confira os serviços on-line disponíveis no site do Detran|ES:

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Habilitação

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Veículos

Clique aqui para acessar aos serviços 100% digitais de Infrações