Detran|ES ilumina Sede e faz parceria com a Ufes para promover Maio Amarelo

A Sede Administrativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito (Detran|ES), em Vitória, está iluminada de amarelo em alusão ao movimento Maio Amarelo. A ação acontece por meio de parceria com uma instituição de segurança viária, para chamar atenção da sociedade para esta causa tão importante e promover um trânsito do bem nas vias capixabas.

A diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, destaca a ação busca levar as pessoas à reflexão e ao debate sobre as boas práticas de segurança no trânsito, além de estimular o cidadão a discutir sobre as responsabilidades nesse espaço coletivo, em que cada vida é importante, independentemente do papel que representa.

“O amarelo na iluminação foi a cor escolhida pelo movimento mundial Maio Amarelo e faz analogia a uma das cores do semáforo, a que representa ‘atenção’, que é exatamente o que precisamos ter em nossos deslocamentos diários no trânsito. O importante, na realidade, é nos despertarmos durante todo o ano para a violência no trânsito capixaba, para as muitas vidas perdidas, as famílias que choram por seus entes queridos e por tantos que ficam com sequelas graves e permanentes. Por este motivo, qualquer ação que leve ao debate e sensibilização e, consequentemente a mudanças de atitudes, é relevante”, afirma.

Adesão da Ufes

Além dessa iniciativa, o Detran|ES fez parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para dar ainda mais visibilidade ao Maio Amarelo. Uma bandeira com a cor do movimento foi hasteada no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário, ao lado das bandeiras da Ufes e do Estado do Espírito Santo, representando a adesão da Universidade à campanha.

“É de grande relevância para nós a adesão de uma instituição como a Ufes a um movimento tão importante como o Maio Amarelo. É um público amplo de jovens e adultos que pode ser alcançado com a conscientização para um trânsito mais humano e seguro. A bandeira amarela hasteada em frente ao campus de Goiabeira chama atenção para esta causa. A equipe de educação do Detran|ES também participou de reunião científica on-line para a conscientização sobre segurança no trânsito com o Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes da Universidade”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Para o vice-reitor da Ufes no exercício da Reitoria, Roney Pignaton, a adesão ao movimento Maio Amarelo reforça o compromisso da Universidade com a formação de cidadãos conscientes e com a preservação da vida. “A Ufes é, antes de tudo, uma instituição de ensino, que tem a missão de promover uma formação humana para a construção de uma sociedade mais ética, responsável e que valorize as pessoas. A parceria com o Detran nos permite contribuir também para a conscientização de que um trânsito mais seguro se faz a partir da atitude responsável de cada um”, frisa.

Como parte da programação do Maio Amarelo no Estado, o Detran|ES também está realizando durante todo o mês palestras digitais em empresas parceiras e ações educativas visando a um trânsito mais seguro e gentil, além de campanha publicitária na televisão, rádio, Internet, mobiliário urbano com o conceito do Movimento Trânsito do Bem.

Locais iluminados

Em Colatina, noroeste do Estado, a estátua do Cristo Redentor, ponto turístico daquele município, foi iluminado pela Prefeitura para promover o Maio Amarelo.

O prédio da prefeitura da Serra também recebeu iluminação especial e ficará assim durante todo o Maio Amarelo.

Acidentes fatais

No Espírito Santo, até março deste ano, 165 pessoas perderam a vida por decorrência de acidentes de trânsito, sendo que, desse total, 48% eram motociclistas, de acordo com os dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). No acumulado de 2020, no entanto, foi registrada uma redução de 7,1% (806 / 749) no número de vítimas fatais no trânsito se comparado ao total de 2019.

Link para acesso ao relatório mensal



Leia mais

Leia também