Detran|ES disponibiliza serviço on-line de 2ª via de CNH sem ônus

Compartilhe

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza, a partir desta terça-feira (24), mais um serviço on-line para os condutores capixabas. É o processo de segunda via de Habilitação, sem ônus, nos casos de roubo ou furto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da Permissão para Dirigir (PPD).

Para fazer a solicitação, o interessado deve acessar o link do serviço na opção “2ª via da CNH – sem ônus ‘Roubo ou Furto“, na área de serviço on-line de “Habilitação“. O usuário será direcionado para o “Acesso Cidadão“, página que reúne serviços e programas do Estado do Espírito Santo. Caso o condutor ainda não tenha uma conta, será necessário criá-la.

Na página do serviço, o interessado deverá validar seus dados pessoais, informando seu nome, nome da mãe e data de nascimento, conforme consta na sua CNH. Para garantir a segurança, após a abertura da solicitação, o usuário receberá um código verificador, via SMS, no número de celular que está no seu cadastro no órgão para marcar as opções de autenticidade e concordar com os termos.

Após validação, ele deverá digitalizar a versão original e anexar cópia dos seguintes documentos no formato PDF: Boletim Unificado de furto ou roubo (BO); documento de identificação oficial, com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, carteira de conselho de classe profissional ou passaporte) e CPF, caso essa informação não esteja presente no documento de identificação. A documentação será avaliada pela equipe do órgão e, cumprindo as exigências do serviço, o documento será emitido e enviado para o endereço registrado sem custos. O processo também poderá ser acompanhado pelo usuário no site do Detran|ES.

“Esse é mais um serviço on-line que acrescentamos ao programa Detran 100% Digital e acreditamos que, nesse momento que passamos de intensificação dos serviços online do órgão, sobretudo para evitar a aglomeração de pessoas devido ao avanço do novo Coronavírus, ele será muito importante e vai garantir que os condutores que tiveram a sua CNH roubada ou furtada possam solicitar a 2ª via de forma mais rápida e fácil”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O Detran|ES destaca que o serviço só poderá ser requerido uma vez a cada 12 meses, conforme Instrução de Serviço N 18, de 20 de janeiro de 2020.

A emissão da segunda via da CNH ou PPD, por motivos de perda ou dano, também já é disponibilizada online no site do Detran|ES aqui. Confira outros serviços online oferecidos no site do Detran|ES aqui

Leia também

Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação será no sábado, 20

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será realizado no próximo...

Defesa Civil Nacional promove reunião de preparação para incêndios florestais

A Defesa Civil Nacional se reuniu com agentes federais e representantes de defesas civis estaduais, nesta quinta-feira (18),...

SARAMPO: Ministério da Saúde cria sala para monitorar casos da doença

O Ministério da Saúde ativou uma Sala de Situação para monitorar a circulação do sarampo no país. Segundo...

Dupla Fábio Max & André foi a atração do Forró da terceira Idade neste final de semana

Aconteceu na tarde deste domingo, 14 de agosto, na Escola Municipal João Bastos, a terceira edição do Forró...

Vila Pavão participa de encontro de falantes pomerano em Santa Maria de Jetibá

  O município de Vila Pavão participa hoje e amanhã, em...

Juarez Oliosi exalta instalação de quebra-molas em Nova Venécia

  O vereador Juarez Oliosi (PSB) exaltou e parabenizou pela instalação de quebra-molas, no bairro Santa Luzia, em Nova...

Homem é assassinado a tiros na saída de bar após carona em Baixo Guandu

A noite que era de confraternização terminou em tragédia promovida pela violência na noite desta sexta-feira (12), no...

País precisa zerar o Custo Brasil, afirma presidente do Movimento Brasil Competitivo

O Custo Brasil refere-se a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas, econômicas e de interferência estatal que...