Detran passa a notificar o bloqueio de CNH via mensagem SMS e e-mail

Compartilhe

Os condutores habilitados no Espírito Santo que estão com processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir em andamento e os motoristas permissionários devem ficar atentos. Desde o início do mês de dezembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) passou a enviar a notificação de bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cumprimento da penalidade via SMS e e-mail.

O órgão explicou que os bloqueios acontecem nos seguintes casos:

  • Permissionários: a legislação estabelece que o condutor no período da permissão não pode cometer infração grave, gravíssima ou reincidir em infrações médias durante o período de 12 meses. Se isso ocorre, ele perde o direito de dirigir.
  • Suspensão por pontuação: quando o motorista atinge 20, 30 ou 40 pontos no período de 12 meses, a depender de cada caso.
  • Suspensão específica: quando o condutor comete uma infração cuja penalidade é instauração do processo de suspensão do direito de dirigir.
  • Cassação: quando o motorista é flagrado dirigindo durante o período em que deveria estar cumprindo a penalidade de suspensão.

O Detran informou que os bloqueios da CNH só acontecem quando finalizados todos os prazos recursais que o condutor infrator tem direito em relação à infração e também ao processo administrativo.

O órgão ressaltou ainda que as notificações de autuação da infração e de penalidade continuam sendo feitas via Correios ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para aqueles condutores que aderiram ao Sistema de Notificação eletrônica (SNE).

As notificações de instauração do processo e da penalidade de suspensão ou cassação, que são enviadas em uma etapa anterior à possibilidade de interposição do recurso e ao eventual bloqueio, continuam sendo feitas via Correios.

O Detran disse que é importante a atenção dos motoristas quanto à atualização de seus dados no órgão. Uma vez que todas as comunicações com o cidadão serão feitas por meio de correspondência entregue via Correios, SMS e e-mail.

Para fazer a alteração de endereço do condutor, é preciso acessar o site www.detran.es.gov.br, clicar no menu “Habilitação” e escolher “Alteração Online de Endereço” dentro da opção “Serviços Online”. O usuário precisa estar cadastrado no “Acesso Cidadão”, site de serviços do governo estadual.

No caso da atualização de telefone e e-mail, basta enviar uma mensagem de texto via aplicativo Telegram, para o Fale com a Habilitação. O condutor pode aproveitar esse mesmo canal para atualizar outros dados, tirar dúvidas, cancelar ou solicitar serviços de habilitação.

Leia também

Reparos em calçamentos, capina e lavagem de ruas segue a todo vapor em Barra de São Francisco

Servidores da secretaria de Obras da prefeitura de Barra de São Francisco, estão realizando reparos em calçamentos no...

Com defesa de pênalti, Real Noroeste garante vitória na Série D

Tão importante quanto um gol é uma defesa de pênalti. E pela segunda vez nesta temporada a intervenção...

Ponte ecológica é construída no Córrego Boa Sorte do Rio do Campo

A Secretaria municipal de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construiu mais uma ponte...

Ex-Inter é campeão duas vezes em sete dias e pode disputar o Mundial

PORTO ALEGRE, RS (UOL-FOLHAPRESS) - Formado na base do Inter, o lateral esquerdo Erik atualmente defende o Al...

Carro de DJ Thiago Crei, encontrado morto em terreno, é localizado pela polícia

  Thiago Crei foi encontrado morto em terreno baldio em Vila Velha, ES — Foto: Redes sociais O carro do...

Exponoroeste já tem 94 expositores pré-selecionados e lista de espera

A I Exponoroeste, que acontece de 25 a 29 deste mês no terreno onde será construída a nova...

Nova Venécia se despede de Maria Auxiliadora Saturnino, a Dora do Colina

  Faleceu na madrugada desta quarta-feira (18), no hospital Roberto Silvares, em São Mateus, Maria Auxiliadora Saturnino, conhecida como ‘Dora do...