Detran/ES divulga calendário de vencimento do licenciamento 2022

Compartilhe

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) divulgou o calendário de vencimento do licenciamento anual e fiscalização do exercício de 2022.

As datas de pagamento são definidas de acordo com o número final da placa do veículo, seguindo o calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem ficar atentos às datas de pagamento para a impressão do Documento Único de Arrecadação (DUA), que, assim como nos anos anteriores, não será enviado para o endereço registrado e deverá ser impresso no site www.detran.es.gov.br, na área de serviços on-line de veículos.

O proprietário pode optar pelo pagamento junto com a cota única do IPVA ou na data da última cota do imposto, para aqueles que optarem pelo parcelamento.

Após o pagamento do licenciamento, que inclui todos os débitos do veículo, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site do Detran, na opção “CRLV Eletrônico”, na área de veículos.

Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o documento pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Os proprietários de automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas, ciclomotores e motor-casa que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA com 5% de desconto até o vencimento, assim como de veículos isentos de IPVA, terão o vencimento em abril de 2022, seja qual for o final da placa. Aqueles que preferirem pagar o IPVA em cotas separadas terão o vencimento do licenciamento junto com a quarta e última cota do imposto, no mês de julho do próximo ano.

Já os proprietários de caminhão, ônibus, micro-ônibus e caminhão trator deverão quitar o licenciamento anual do veículo entre março e julho de acordo com o final da placa, caso optem pelo pagamento da conta única do IPVA, ou entre abril e agosto junto com a segunda cota do IPVA.

O licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do CRLV, seja o documento eletrônico impresso no site do Detran, seja o digital no celular ou tablet. Além disso, todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.

O calendário de fiscalização do licenciamento terá início no dia 28 de agosto de 2022 para os veículos leves, como automóveis, motocicletas, ciclomotores, caminhonetas, utilitários e motor-casa. No dia 12 de setembro, inicia-se a fiscalização para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus.

 

Leia também

Francisquenses elogiam ampliação da calçada na avenida Jones dos Santos Neves

“Está ficando muito bom, as calçadas estão cheias de buracos e difícil de passar, com essa mudança fica...

‘É um sentimento de muito amor, de sonhar e não desistir’, diz brasileira que teve filho em barriga de aluguel na Ucrânia

Por Álvaro Guaresqui e Mário Bonella, g1 ES e TV Gazeta. A brasileira que teve o filho gerado uma...

Prefeitura francisquese já construiu 27 bueiros em pouco mais de 4 meses em 2022

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus servidores já construiu...

Times de Barra de São Francisco jogam pelas oitavas da Libertadores do Noroeste no domingo

A equipe organizadora da Copa Libertadores do Noroeste do Espírito Santo vai agendar uma reunião na próxima semana...

Inscrições para a 1ª Exponoroeste e Concurso Miss ES Região Noroeste 2022, terminam no domingo, 15

As inscrições para o Concurso Miss Espírito Santo Região Noroeste terminam no próximo dia 15, domingo, prazo final...