Desfile e estandes chamam a atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente no centro

Compartilhe

O Dia Mundial do Meio Ambiente, está sendo comemorado em Barra de São Francisco, em grande estilo nesta sexta-feira, 3. As secretarias municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmas) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), trouxeram para o centro da cidade, uma exposição de escolas e instituições ligadas à preservação ambiental, com estandes onde a população está conhecendo o meio ambiente e as ações necessárias para que o planeta não seja destruído.

O ponto alto do evento foi um desfile de estudantes que usaram apenas materiais recicláveis para produzir suas roupas. No desfile, alunas e alunas utilizaram todo tipo de material reciclável, taís como plásticos, papéis e papelão.

Nos estandes também foram disponibilizados brinquedos, vestuário e decoração produzida por alunos com os materiais coletados e alguns estandes, como o do Ifes de Barra de São Francisco mostrou a importância da preservação do solo e os vários tipos de solo existentes.

A Polícia Militar Ambiental, por sua vez, trouxe uma coleção de animais e aves da fauna brasileira e capixaba, taxidermizados, para que os estudantes e todos os que visitarem o estande possam conhecer alguns dos animais em extinção e saber mais sobre a preservação deles.

A exposição de estandes educativos prossegue até as 16h, com várias atividades, inclusive distribuição de mudas de essências nativas.

1 – Semmas

Educação ambiental (Distribuição de mudas, banner apresentando a quantidade de nascentes em Barra de São Francisco, exposição de materiais recicláveis)

2-IFES

Manejo e conservação do solo e da água, utilização de microorganismos eficientes na agricultura, exposição de banner com isca de coleta, metodologia e preparação de microorganismos em lupa e microscópio

3- IDAF

Competência de ato fiscalizador, vacinação, florestal, barragem, segurança alimentar, queimadas, seca

4 – INCAPER

Apoio técnico em recuperação de áreas degradadas, manejo do solo, fossa biodigestora, suinocultura em residência, agroecologia, projeto de barragem, outorga de água, DAP, projeto de crédito rural

5 – Objetos de materiais recicláveis feitos pelos estudantes das redes municipal e estadual de ensino

6 – ASCAMARB (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Barra de São Francisco)

7- Sintropia, produtos orgânicos e agroecológicos

8 – Artesanato feito com materiais extraídos da natureza

 

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O dia 5 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

 

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

 

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

 

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

 

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

 

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano – 1972

(Com informações de Vanessa Sardinha dos Santos, professora de Biologia/site Brasil Escola)

Leia também

Quarta dose da vacina, inverno aumenta casos de problemas respoiratórios, práticas sustentáveis e OCDE

No episódio desta semana (24), o podcast Giro Brasil 61 fala da quarta dose de vacina contra a...

Ministro da Economia diz que entrada do Brasil na OCDE é prioridade

Durante a abertura do evento “Semana Brasil-OCDE”, que está sendo realizado em Brasília até esta sexta-feira (24), o...

Homem é morto a tiros por ex-companheiro da esposa em São Domingos do Norte

Um homem de 35 anos, identificado como Ednaldo Oliveira Barbosa foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (19), no...

Força tarefa das Águas já beneficiou 35 mil pessoas

Até agora, cerca de 35 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Força Tarefa das Águas, iniciativa que reúne...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quarta-feira (22)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (21) com queda de 0,68% e o produto...

Prévia da inflação, IPCA-15 fica em 0,69% em junho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (24) o Índice de Preços ao Consumidor...

Inverno deste ano deve sofrer influência do La Niña

Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do...