Descontos dos empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas do INSS podem ser suspensos, entenda!

A pandemia causada pelo covid-19 tem causado além de danos sociais, diversas complicações econômicas. Atualmente, ninguém está isento das consequências da doença, no entanto, alguns grupos acabam sendo mais afetados do que outros.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem enfrentado complicações financeiras, e o fato de que muitos precisam pagar empréstimos consignados, gera ainda mais problemas.

Com dívidas para pagar e o repentino aumento do preço de produtos em todo o país, os segurados tem se visto em uma situação complexa. No entanto, esse problema pode vir a ter uma solução muito em breve.

Isto porque, na última semana, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.328/2020 que interrompe cobranças de empréstimos por 4 meses.

Atualmente a proposta está na Câmara dos Deputados, e deve ser apreciada na próxima semana.

O Projeto, é de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), e propõe a suspensão de quatro parcelas do contrato de aposentados e pensionistas do INSS. Sendo assim, os beneficiários não sofrerão descontos por 120 dias.

Caso o projeto seja aprovado ainda neste mês, o salário de julho dos segurados, já passará a não sofrer desconto de consignados de nenhuma natureza.

Segundo o texto: “Ficam excepcionalmente suspensos, durante 120 dias, inclusive nos contratos firmados na vigência do estado de calamidade pública, os pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em benefícios previdenciários, bem como para servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e inativos”.

Caso o projeto vire lei, as prestações suspensas serão convertidas em pagamentos extras, que vencerão nos meses seguintes à data de vencimento da última prestação prevista para o financiamento.

Leia mais

Caso suspeito de coronavírus em Boa Esperança é descartado

A Secretaria de Saúde de Boa Esperança emitiu...

Após pressão de comerciantes, prefeito de Barra de São Francisco libera comércio para o Dia dos Namorados

Em entrevista na manhã desta terça-feira, 9 de junho de 2020, o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim (Podemos), anunciou que vai...

Polícia Federal prende um dos maiores distribuidores de moeda falsa em Minas Gerais

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã...

Flamengo busca hoje título de campeão da Taça Rio e Carioca contra o Fluminense

Fluminense e Flamengo medem forças em campo pela terceira vez em 2020. Nesta quarta-feira, 8, às 21h30 (de Brasília), a dupla decide o título da Taça Rio, no...

Leia também

Deputados aprovam regras para reabertura de templos religiosos

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a...

Mais de 460 casos de covid-19 são constatados em casas de repouso para idosos, aponta MPES

O Ministério Público do Espírito Santo constatou que...

Último dia para quem quer participar do Sisu do meio do ano se inscrever no sistema

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira, 10, para o Sistema de Seleção...

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...