Desburocratização e Liberdade Econômica serão debatidos em videoconferência do Simplifica-ES

A desburocratização de processos para a abertura de novos negócios e a liberdade econômica serão temas de um videoconferência, que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento(Sedes), em parceria com a Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees)e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), nesta terça-feira (16).

A reunião virtual tem como público-alvo os usuários do sistema Simplifica-ES no âmbito municipal e gestores responsáveis pela emissão de alvarás de licenciamento sanitários e ambientais. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), na pauta do encontro também serão abordadas as definições quanto à classificação de risco adotadas pelo Governo do Estado.

De acordo com o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, o encontro também será importante para o debate da retomada econômica pós-pandemia. “O Simplifica-ES é uma ferramenta fundamental para agilizar o processo de abertura de empresas no Estado e, certamente, será mais um item favorável para a retomada econômica do Estado após a superação dessa pandemia. Queremos que todos os gestores tenham conhecimento sobre a importância desse serviço e sua contribuição para o nosso crescimento econômico”, destaca.

A videoconferência será realizada das 9h30 às 11h30, e o link para a reunião foi enviado aos gestores convidados.

Simplifica-ES

O Simplifica-ES é integrado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Fazem parte do programa, além da Sedes e da Jucees, a Secretaria da Fazenda (Sefaz); o Corpo de BombeirosMilitar (CBMES); o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e a Secretaria da Saúde (Sesa).

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) são parceiros do programa.

Pelo Simplifica-ES, o empreendedor consegue acesso ao número de registro, emitido pela Junta Comercial; ao CNPJ, de responsabilidade da Receita Federal; à inscrição estadual, concedida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz); à certidão do Corpo de Bombeiros; à inscrição municipal, ao alvará provisório, ao alvará sanitário, à licença ambiental e ao alvará de funcionamento, cuja responsabilidade é dos municípios; além do alvará sanitário, da Vigilância Sanitária Estadual; e da licença ambiental, emitida pelo Iema.

Leia mais

Lotérica de Água Doce do Norte ficará fechada até o fim do decreto publicado pelo governo

Na última sexta-feira, 20 de março de 2020 o governador do Espirito Santo decretou a proibição...

Coronavírus: São Mateus adota protocolo para uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina

Através da Portaria 020/2020, da Secretaria Municipal de...

Saiba quais ações o MEC está realizando para o enfrentamento ao coronavírus

Acompanhe todas as ações realizadas durante o período de pandemia do coronavírus. – Foto: ...

Leia também

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...

No Dia Mundial do Coração, live com a cantora Ana Carolina alerta para riscos cardiovasculares do diabetes

Uma pesquisa da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” realizada em 2019 aponta que 90% dos pacientes brasileiros sente falta de informação sobre os...