Deputados aprovam uso do superávit dos fundos estaduais para combater a pandemia do coronavírus

Os recursos de 25 fundos públicos podem ser convertidos para o Tesouro Estadual com o objetivo de fortalecer o caixa do Executivo para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). O PLC 18/2020,de autoria do Executivo, que regulamenta essa conversão e faz parte do pacote de leis para o enfrentamento da doença no Estado foi aprovado em sessão virtual nesta sexta-feira (27).

O projeto recebeu 26 votos favoráveis e três votos contrários, dos deputados Capitão Assumçã, Torino Marques (PSL) e Vandinho Leite (PSDB). O presidente Erick Musso (Republicanos) se absteve de votar conforma determina norma interna. A matéria recebeu emendas, mas foi aprovada conforme o texto original enviado pelo Executivo. A Comissão Especial para análise do projeto foi formada pelos deputados Hudson Leal (presidente), Emílio Mameri (relator), Marcelo Santos, Freitas e Enivaldo dos Anjos.

Segurança

Sobre a matéria, deputados com maior afinidade à área da segurança defenderam que os fundos relacionados a esse tema não sejam mexidos. “Tivemos aumento de homicídios no Espírito Santo do ano passado para cá. Apresentamos emendas que resguardam os fundos das instituições de segurança pública. Não me parece adequado tirar dinheiro da segurança pública neste momento”, ponderou o deputado Lorenzo Pazolini.

O deputado Capitão Assumção (PSL) fez coro ao pedido. “Recentemente, na Comissão de Segurança, batalhamos para os recursos dos fundos ficarem na segurança pública. Apresentamos emenda limitando o tempo de utilização desses recursos até o término da situação de calamidade pública. O investimento já é precário na segurança”.

Presidente da Comissão de Segurança na Casa, o deputado delegado Danilo Bahiense (PSL) também se mostrou preocupado com a área. “Temos uma preocupação com os valores dos fundos das polícias. Elas estão sobrevivendo graças a esse fundo. Ano passado, com o dinheiro do fundo, a Polícia Civil fez reformas em delegacias, adquiriu equipamentos, viaturas, armas e materiais para a polícia técnico-científica”, registrou Bahiense.

Já o deputado Fabrício Gandini destacou a importância da assistência aos mais vulneráveis. “É importante desvincular receita para este momento especial. Temos que criar uma rede para os mais vulneráveis. Essas medidas são para isso. Os projetos visam atender a população neste momento de crise. Não é momento de disputa política”.

PLC 18/2020

De acordo com a mensagem assinada pelo governador Renato Casagrande (PSB), a Lei Complementar (LC) 833/2016 já prevê a possibilidade de reversão do dinheiro de fundos e autarquias para o caixa do Estado. Entretanto, a proposta atual pretende conferir maior segurança jurídica para evitar interpretações divergentes do artigo 73 da Lei Federal 4.320/1964, que trata do uso do saldo positivo de fundos especiais.

“O uso do superávit vai permitir um melhor emprego das verbas públicas, notadamente no presente momento, em que o mundo, o Brasil e o Estado sofrem os efeitos da pandemia internacional ocasionada pela infecção humano do novo coronavírus, com efeitos econômicos incalculáveis”, esclarece.

A proposta modifica cada uma das legislações que abordam o uso do dinheiro dos fundos de maneira individualizada para permitir que o superávit apurado no balanço patrimonial no encerramento de cada exercício financeiro possa ser transferido para o exercício seguinte, a crédito do Tesouro Estadual e de forma desvinculada, exceto quando se tratar de recursos vinculados pela Constituição Federal, pela legislação federal ou decorrentes de convênios, acordos e ajustes, bem como operações de crédito, quando houver.

O PLC estende o mesmo tratamento às autarquias, revoga a LC 833/2016 e alguns dispositivos de outras legislações que versam sobre os fundos públicos.

Leia mais

Nova Venécia confirma 13ª morte por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia,...

DIVERSÃO EM PAUTA: Carregado de clichês, “A Música da Minha Vida” homenageia o trabalho do cantor Bruce Springsteen

Se você é fã do cantor americano Bruce Springsteen, não pode deixar de assistir “A Música da Minha Vida”. O filme estreia nesta quinta-feira...

Policial capixaba reage a tentativa de assalto e troca tiros com bandidos no Norte do Espírito Santo; veja o vídeo

Um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feria (21), no centro de Boa Esperança, Norte do Espírito Santo. Segundo a...

Leia também

Vacina da Pfizer contra Covid-19 entra na última fase de testes clínicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech prossigam para a fase 3 do estudo clínico da...

Prazo para cadastrar barragens está acabando em Goiás

O prazo estabelecido pelo Governo de Goiás para cadastramento de barragens está chegando ao fim. Por isso, até o dia 30 de setembro deste...

Operação Focus investiga origem das queimadas no Pantanal

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, da Perícia Técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado, agentes...

RS: Malha de gasodutos foi expandida em 4,3 km neste ano

No Rio Grande do Sul, na região entre Três Coroas e Gramado, a malha de gasodutos já foi expandida em 4,3 quilômetros desde o...