Deputado volta a criticar fechamento de comarcas no Estado e tentativa de onerar Governo

Deputado Enivaldo dos Anjos

O fechamento de comarcas pela Justiça capixaba foi discutido na Assembleia Legislativa do Estado durante a sessão virtual da tarde desta segunda-feira (01), enquanto uma indicação para que o Governo assuma o seu custeio era apresentada.

Contrário tanto ao fechamento, quanto à indicação, Enivaldo dos Anjos (PSD) justificou seu voto dizendo não ser a melhor saída para os cofres públicos onerar o Executivo com, de acordo com suas palavras, “todos aqueles que não conseguem arcar com seus compromissos diante da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

“Entendo que isso deve ser resolvido diretamente com o Tribunal de Justiça porque ele tem o orçamento de R$ 1,1 bilhão por ano e o fechamento das comarcas economiza R$ 13 milhões ao ano, o que não satisfaz a necessidade dele se colocar diante da lei fiscal. Transferir isso para o Governo é como dizer que o Governo tem como arcar com todos que não cumprem a LRF”, disse o deputado, que continuou sua fala salientando a importância das comarcas nas cidades do interior.

“Só no Noroeste fecharam cinco comarcas e no Sul outras tantas tradicionais. Que me perdoe o desembargador Ronaldo mas ele está marcando sua gestão com falta de respeito com a Assembleia e com os municípios que, por uma economia irrisória, vão deixar de ter a mão do Estado a seu alcance. Entendo que essa decisão do Tribunal de Justiça precisa ser revista e ele precisa resolver isso com as próprias receitas”, concluiu Enivaldo.

A indicação, feita pelo deputado Theodorico Ferraço (DEM), foi encaminhada ao Governo que poderá avaliar a viabilidade da proposta.

No último dia 27 de maio, o Tribunal de Justiça decidiu unificar 28 comarcas do Estado durante sessão virtual dos membros da Corte, cumprindo recomendação – de acordo com o próprio Tribunal de Justiça – da Corregedoria Nacional de Justiça.

Leia mais

1º caso confirmado de COVID-19 no município de Aracruz

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, através de Boletim Epidemiológico oficial, neste quarta feira (01), o primeiro caso de contaminação por Coronavírus em Aracruz,...

Calendário da 2ª parcela do Auxílio Emergencial deverá ser divulgado até sexta (8)

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que até esta sexta-feira (8) deve ser divulgado o cronograma de...

CEET Vasco Coutinho realiza entrega de atividades estudantis para alunos sem acesso à internet

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, tem 1.342 alunos matriculados...

Lactário do Himaba já opera com 50% da sua capacidade

Em apenas uma semana de funcionamento, o lactário do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir...

Leia também

Deputados aprovam regras para reabertura de templos religiosos

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a...

Mais de 460 casos de covid-19 são constatados em casas de repouso para idosos, aponta MPES

O Ministério Público do Espírito Santo constatou que...

Último dia para quem quer participar do Sisu do meio do ano se inscrever no sistema

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira, 10, para o Sistema de Seleção...

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...