Deputado pede que o Banestes reduza juros de cartões de crédito e cheque especial

 

Deputado Enivaldo dos Anjos

Depois de pedir a intervenção do Governo para que as concessionárias de pontes e rodovias estaduais e federais suspendam a cobrança de pedágio no Espírito Santo, para não penalizar quem tem que trabalhar para servir à população em tempos de isolamento social, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, líder do PSD na Assembleia Legislativa, atacou outra sangria nas finanças populares: os juros dos cartões de crédito e de cheques especiais.

Na manhã desta segunda-feira (30), Enivaldo dos Anjos anunciou que pedirá a intervenção do governador Renato Casagrande (PSB) junto à Diretoria do Banestes (um dos poucos bancos estaduais a sobreviverem à privatização no Brasil nas últimas décadas) para que reduza drasticamente tanto os juros do cheque especial quanto de seu cartão de crédito, bem como suspenda a cobrança de dívidas enquanto durar o estado de calamidade pública decretada pela Assembleia.

“A carteira de clientes do Banestes é formada, principalmente, pelos servidores públicos estaduais e de várias prefeituras do Estado. Essas medidas, se forem tomadas pelo banco, vão beneficiar, diretamente, mais de 200 mil pessoas e significarão importante redução no impacto financeiro da crise provocada pela disseminação do novo coronavírus. Esta não é a hora de pensar em lucros, mas de preservar a vida e a saúde mental e financeira das pessoas”, disse Enivaldo.

O parlamentar citou que, graças à boa gestão, o Banestes tem saúde financeira para suportar essa interrupção em seus ganhos. De acordo com relatório divulgado em fevereiro último, o lucro líquido do Banestes, acumulado nos 12 meses de 2019, foi de R$ 214 milhões, evoluindo 18,1% em relação à lucratividade de 2018.

“O Banestes é um banco que precisa se viabilizar, mas acima de tudo precisa cumprir função social. Por isso, é justo para com a população, que contribuiu para seguidos anos de lucro, que agora o banco retribua com essa redução de juros e suspensão da cobrança de dívidas até a normalização da COVID-19 e a volta da economia a patamares razoáveis”, finalizou Enivaldo.

Leia mais

Reabertura de parques estaduais leva em conta medidas de prevenção à Covid-19

As unidades de conservação (UCs) estaduais estão autorizadas a receber o público visitante seguindo as etiquetas...

3º Óbito registrado em Água Doce do Norte por conta do novo coronavírus

Infelizmente Água Doce do Norte registrou mais um óbito por conta do novo coronavírus na manhã...

Trabalhador poderá receber seguro-desemprego em sua conta bancária

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Foto: Marcello Casal / Agência Brasil A partir desta sexta-feira (24),...

Agricultores de Rio Novo do Sul entregam alimentos em domicílio

Agricultores de Rio Novo do Sul estão fazendo entrega de alimentos em domicílio. A ideia surgiu...

Leia também