Demanda por certificação sanitária cresceu 11% em junho

 

O Serviço de Inspeção Federal (SIF), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segue atento sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nas atividades do setor de exportação de produtos de origem anima. A demanda por certificação sanitária teve um aumento de 11% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O total de Certificados Sanitários Internacionais emitidos em junho foi de 32.153.

Os dados constam no quarto relatório das atividades de inspeção, divulgado nessa quarta-feira (15) pelo ministério. As atividades do setor são consideradas como essenciais pelo Decreto 10.282/20 e, por essa razão, as inspeções e fiscalizações continuam a ser realizadas, com todos os cuidados necessários para que não ocorram prejuízos à manutenção do abastecimento público de produtos de origem animal para consumo humano e de produtos destinados à alimentação animal com segurança à sociedade.

Estão registrados no SIF 3.318 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados.

Segundo o documento, no mês de maio foram realizados 132 turnos adicionais de abate que foram requisitados de forma emergencial pelos abatedouros frigoríficos de aves, bovinos e suínos registrados junto ao SIF.

“As medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal e o comprometimento dos auditores fiscais federais agropecuários e equipes técnicas com o momento de crise tem nos permitido atender de forma satisfatória e segura essas demandas por abates extras”, destaca a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia Viana.

PREFEITURA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO CONCEDE CERTIFICAÇÃO PARA AGROINDÚSTRIA MATOS EMBUTIDOS E DEFUMADOS

AGROINDÚSTRIAS INTERESSADAS EM OBTER O TÍTULO DEVEM FAZER CONTATO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

Nessa quarta-feira (1º), a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a entrega do título de registro no Serviço de Inspeção Municipal para a ‘Agroindústria Matos Embutidos e Defumados’, situada em Córrego Miracema, de propriedade do Sr. Belarmindo Rosa. Ele comemorou a renovação do selo em seus produtos.

A entrega do certificado foi feita pelo prefeito Alencar Marim na companhia do secretário da pasta, Genilton Muniz de Melo, juntamente do auxiliar Marcos Blunck e da Médica Veterinária do SIM, Anne Veiga.

O selo concedido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) garante ao consumidor final que os produtos foram beneficiados de acordo com os padrões de qualidade, garantindo mais segurança industrial e sanitária.

As Agroindústrias interessadas em obter a certificação municipal devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura – Departamento de Inspeção, situado na Rua Sebastião Lopes da Costa, n؟ 128, bairro Vila Landinha -, ou fazer contato pelo telefone: (27) 3756 – 7274.

Leia mais

PM flagra rinha de galo e apreende pássaros silvestres em Guarapari

Policiais do 10º Batalhão flagraram uma rinha de...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste seguem sem chuva no interior da região, nesta sexta (18)

No Nordeste do país, a previsão do tempo para esta sexta-feira (18) é praticamente a mesma dos últimos dias. As condições climáticas mantêm a...

Padre que disse que menina de 10 anos ‘compactuou com o estupro’ é investigado por apologia ao crime

Ramiro José Perotto, de Carlinda, afirmou duvidar que criança estuprada pelo tio teria sido abusada; religioso excluiu conta em rede social. Garota teve gravidez...

MS anuncia nova plataforma online com dados sobre a Covid-19

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17), o Ministério da Saúde anunciou uma nova plataforma online que reúne dados gerais sobre a Covid-19...

Leia também