Definido o número de participantes por prova dos JEB’s 2021

Definido o número de participantes por prova dos JEB's 2021

A previsão de que as 27 delegações tenham igual número de integrantes. Foto: Banco de imagens

O caminho para as mais de duas mil medalhas a serem distribuídas na retomada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) está traçado. A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) divulgou a divisão de atletas por número de provas em disputa para cada uma das 17 modalidades do programa oficial.

Nossa prioridade foi desenhar uma competição que levasse em conta, ao mesmo tempo, a igualdade de oportunidades para meninos e meninas e a diversidade de disputas dentro de cada modalidade”, afirmou Éverson Ciccarini, diretor-geral dos JEB’s.

Como regra geral, há uma divisão equânime de provas e medalhas entre os mais de 6.200 meninos e meninas (todos na faixa etária de 12 a 14 anos) e a previsão de que as 27 delegações tenham igual número de integrantes, entre técnicos, atletas, chefes de delegação e profissionais de suporte em saúde e comunicação.

A competição, retomada numa parceria da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, com a CBDE após um hiato de 17 anos, será promovida entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro. A estimativa é de que 16 dos esportes do programa oficial tenham como palco o Parque Olímpico da Barra. O atletismo deve utilizar instalações militares reformadas para os Jogos Rio 2016.

Embaixadores

Durante o período da competição, os 6.200 atletas inscritos nos JEB’s terão a oportunidade de compartilhar experiências com um grupo seleto de atletas e ex-atletas de grande expressividade no cenário esportivo brasileiro e internacional. Até agora, foram confirmados 13 embaixadores do evento.

O grupo inclui figuras como Falcão (ídolo do futsal), Nenê Hilário (que por 17 anos atuou na NBA), Daniel Dias (multicampeão da natação paralímpica), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Serginho e Giba (ambos campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica), Flávia Saraiva (destaque da seleção brasileira na ginástica artística), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

 

Leia mais

Leia também