Defesa investe em ações de cuidado da saúde mental de civis e militares

Apoio psicológico

– Foto:
Banco de imagens

O Governo Federal está empenhado em ações de enfrentamento do novo coronavírus, mas também em relação à saúde mental das pessoas. Neste sentido, equipes especializadas em psicologia das Forças Armadas estão preparadas para enfrentar possíveis problemas psicológicos causados pelo panorama atual. Diversas ações visam cuidar e auxiliar pessoas que passam por eventos potencialmente traumáticos, entre militares, civis e, principalmente, aqueles que atuam efetivamente contra a Covid-19.

A psicóloga e chefe do setor de Psicologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), tenente-coronel Ana Cláudia Lopes, orienta as pessoas a tentarem manter uma postura positiva com a vida e entender a situação atual como oportunidade de crescimento pessoal. Ela recomenda cuidado com os relacionamentos sociais, realizando tarefas com familiares, assim como criar outras formas de encontrar os amigos e conversar, meditar. 

“Essas atitudes podem contribuir para o enfrentamento saudável da situação. Recomendo também que deem atenção às próprias necessidades e sentimentos, compreendam que estar ansioso ou preocupado é algo perfeitamente natural, mas se perceberem que não estão conseguindo lidar com o que está acontecendo, peçam ajuda”, finalizou.

Aos que precisarem de ajuda, o Exército Brasileiro está divulgando o Centro de Valorização da Vida, que atende pelo número 188, onde é possível  conversar com um voluntário do CVV, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Além disso, o Exército publicou em sua página o guia sobre “Como proteger a sua Saúde Mental“. O material trata de temas como os cuidados ao lidar com o excesso de notícias e uso de redes sociais, além de destacar a importância da solidariedade, empatia e valorização dos profissionais de saúde. 

O portal Saúde Naval, da Marinha do Brasil, reúne conteúdos com informações importantes sobre os meios para enfrentar a ameaça da Covid-19 – incluindo dicas para cuidar da saúde mental. Por meio de textos, vídeos e podcast, o portal orienta sobre os cuidados necessários durante períodos de maior instabilidade. “Em cenários inseguros, como o que vivemos com o novo coronavírus, cuidar da saúde mental é fundamental. Medo, estresse e ansiedade podem surgir, e você deve estar preparado emocionalmente para lidar com essas sensações”, aconselha a tenente Raquel Penteado, psicóloga do Hospital Naval Marcílio Dias.

A Rádio Força Aérea tem tratado em seu podcast FABcast, na plataforma Spotify, sobre temas relacionados ao tratamento de problemas psicológicos no período de pandemia e distanciamento social, voltados para o público geral e para profissionais atuando ativamente contra o novo coronavírus. 

Apoio aos militares

As Forças Armadas do Brasil contam com ações de apoio psicológico aos militares que estão na linha de frente contra o novo coronavírus. 

O setor de psicologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) está estruturando serviço de apoio psicológico aos militares da Operação Covid-19, considerando os três universos envolvidos: os militares de saúde que trabalham na linha de frente, os pacientes internados e os familiares. “Aos profissionais de saúde, as ações são pensadas de forma que possibilite o desenvolvimento da capacidade de resiliência perante as situações vividas”, salientou a tenente-coronel Cláudia Lopes. Para os demais, os psicólogos estão à disposição para trabalhar na escuta ativa dos problemas que enfrentam.

Atualmente, o HMAB desenvolve um processo para apoio psicológico seguro aos casos emergenciais e de risco, que envolvam os pacientes que possam vir a se internar, seus familiares e profissionais de saúde. Esse atendimento é feito online, por videoconferência. Nos demais casos, o atendimento presencial segue as normas do Conselho, prevendo distanciamento e ambiente arejado.

No âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) lançou canal de comunicação por telefone dedicado, exclusivamente, à escuta, acolhimento e suporte psicológico para os profissionais de saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A ação tem como propósito aumentar a resiliência e auxiliar na busca por estratégias funcionais de enfrentamento ao estresse causado por eventos potencialmente traumáticos. O serviço é oferecido por uma equipe de psicólogos voluntários em regime de plantão de sobreaviso 24 horas e em teletrabalho.

Fonte: Ministério da Defesa

Leia mais

Agentes de Segurança Pública recebem Equipamentos de Proteção Individual

Mais de três mil agentes de segurança pública recebem, desde o dia 10, Equipamentos de Proteção Individual Foto:...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo quente e seco, nesta terça-feira (25)

Previsão de tempo quente e seco na maior parte da região Norte do país, nesta terça-feira (25). Atenção para o aumento no número de...

Motociclista morre em acidente na rodovia que liga Barra de São Francisco a Água Doce do Norte

Um motociclista morreu após sofrer um acidente por volta das 18h desta sexta-feira, dia 24, em Barra de São Francisco. Segundo o Corpo de Bombeiros,...

“Situação mais dramática dos meus 70 anos”, disse Enivaldo dos Anjos sobre coronavírus

Deputado Cobrou postura mais responsável de população e...

Leia também

Arrecadação prevista pelo Governo Federal em 2020 deve ter queda ‘brutal’, avalia IFI

Com a revisão mais recente feita pelo Executivo, a previsão da arrecadação do Governo Federal em 2020 terá uma redução de 12%. Em análise...

Espírito Santo autoriza funcionamento de cerimoniais infantis a partir de 3 de novembro

  O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (23) a autorização para o funcionamento de cerimoniais e espaços de recreação infantis...

Acidente envolvendo três carros deixa dois feridos na BR-262

Um acidente no km 115 da BR-262, no trecho próximo à localidade do Indaiá, em Conceição do Castelo, envolveu três carros e deixou dois...

Mulher é detida após tentativa de homicídio com golpes de facão em Guriri

Uma mulher de 32 anos foi detida em Guriri, Balneário de São Mateus, por tentativa de homicídio com golpes de facão contra um homem...