Defesa Civil vai repassar mais de 3 milhões de reais a quatro cidades da região Norte atingidas por inundações ou chuvas intensas

A Defesa Civil Nacional vai repassar mais de 3 milhões de reais a quatro cidades da região Norte atingidas por inundações ou chuvas intensas.

No Amazonas, as cidades de Itacoatiara, Maraã e Japurá terão, juntas, mais de três milhões e cem mil reais para a compra de kits de alimentação, material de limpeza, colchões e cestas básicas, além de aluguel de embarcações.

Já no Pará, o município de São Geraldo do Araguaia terá quase cento e oitenta mil reais para a reconstrução de bueiros atingidos por chuvas intensas.

Desde o início da temporada de cheias nos rios, o Amazonas já recebeu quase quarenta milhões em recursos da Defesa Civil Nacional e toda a região Norte, mais de setenta milhões.

Estados e municípios de todo o Brasil podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como pode ser utilizado o repasse.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”

Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Além dos municípios no Norte, foram liberados recursos para Coronel Vivida, no Paraná, Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, Alto Jequitibá, em Minas Gerais, e Alegre, no Espírito Santo.

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Leia mais

Leia também