Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em seis cidades atingidas por desastres naturais

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em seis cidades do Brasil atingidas por desastres naturais. 

Quatro municípios ficam em Santa Catarina. Camboriú e Imaruí registraram chuvas intensas. Maravilha e Nova Erechim sofrem com a estiagem. No estado, já são 81 municípios em situação de emergência, na maioria por estiagem.

No Rio Grande do Sul, o município de Cerro Grande é um dos 27 em situação de emergência no estado. A cidade foi atingida por um vendaval.

E na Bahia, São Félix do Coribe entrou em situação de emergência devido à estiagem. No estado, 112 cidades estão em situação de emergência.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta ao desastre natural. 

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica de que forma o repasse pode ser utilizado.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br

Além dos reconhecimentos de emergência, a Defesa Civil Nacional também repassou nesta quarta-feira, 14 de julho, recursos para os municípios de Juruti, no Pará, e Tonantins, no Amazonas, que sofrem com inundações.

Para saber mais sobre as ações de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br

 

Defesa Civil de Santa Catarina/DivulgaçãoDefesa Civil de Santa Catarina/Divulgação


Leia mais

Leia também