Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais nove cidades afetadas por desastres

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (28), a situação de emergência em mais nove cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.

Os municípios estão localizados nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União<\/a>. 

Entre os municípios reconhecidos, dois enfrentam os efeitos da estiagem: Irauçuba, no Ceará, e Frei Rogério, em Santa Catarina. Já a cidade de Frei Paulo, em Sergipe, passa por um período de seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Mirassol D’Oeste, em Mato Grosso, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, tiveram a situação de emergência reconhecida em razão das chuvas intensas. Já a cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, foi afetada por enxurradas, enquanto São Tomé, no Paraná, passou por vendavais.

No Maranhão, o município de Pindaré-Mirim obteve o reconhecimento federal devido a inundações. Por último, a cidade de Missão Velha, no Ceará, registrou afundamento e desabamento do solo.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Em São Tomé (PR), Defesa Civil estadual vistoria casa atingida por vendaval ocorrido no último dia 7 de abril. Município teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Foto: Governo Municipal de São Tomé (PR)Em São Tomé (PR), Defesa Civil estadual vistoria casa atingida por vendaval ocorrido no último dia 7 de abril. Município teve situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Foto: Governo Municipal de São Tomé (PR)

Leia também

Santos de Barra de São Francisco goleia em primeiro jogo treino contra Barrense

Sob o comando do técnico Marcelo Gregório, os jogadores do Santos de Barra de São Francisco (foto), realizaram...

INDICADORES: preço do boi gordo tem alta nesta quinta-feira (26)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (26) com alta de 1,29% e o produto...

DF E ENTORNO: Governo Federal amplia alcance da Rota da Fruticultura

O Governo Federal está apoiando a ampliação da Rota da Fruticultura no Distrito Federal e em cidades próximas...

Polícia Federal faz operações contra estudantes capixabas suspeitos de fraude no CadÚnico

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (26) 16 mandados de busca e apreensão contra estudantes de medicina suspeitos de falsificar...

Festas juninas presenciais voltam a São Paulo após dois anos

PATRÍCIA PASQUINI - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Depois de um hiato de dois anos, quadrilha, doce de milho e...