Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco cidades da Região Sul

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em cinco cidades da Região Sul do País por conta de desastres naturais. A estiagem atingiu Ampére, no Paraná, além de Lindóia do Sul, Jardinópolis e Vargeão, em Santa Catarina. Já a cidade de Pitanga, no Paraná, registrou chuva de granizo.

Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O dinheiro pode usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”

Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Além do Sul, municípios do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste também tiveram reconhecimento de emergência por desastres naturais concedido pelo MDR. Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br

Foto: Julio Cavalheiro/Secom SCFoto: Julio Cavalheiro/Secom SC