Decreto institui Mapa de Gestão de Risco para a Covid-19 no Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo instituiu, nesta segunda-feira (20), o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19). Foram publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado o Decreto nº 4636-R e a Portaria da Secretaria da Saúde (Sesa) nº 068-R.

Para o mapeamento foram estabelecidos critérios epidemiológicos orientados pelos estudos realizados pela Sesa, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conciliados com as  orientações do Ministério da Saúde, tais como: risco baixo; risco moderado; risco alto; e risco extremo.

Foram elaboradas orientações que englobam medidas sociais, medidas para estabelecimentos comerciais, para o transporte público coletivo e para os limites municipais. Os critérios poderão sofrer atualizações e ajustes ao longo da epidemia. O enquadramento dos municípios nos níveis de risco será feito semanalmente por ato do secretário de Estado da Saúde. Além disso, o Estado levará em consideração a utilização da rede de saúde.

“Se o município tiver poucos casos, mas a rede de saúde que atende a sua região estiver com 90% de uso, esse município passará ao nível de risco alto. Caso a rede de saúde estadual esteja com 90%, todos os municípios da região passarão ao nível de risco extremo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Para ter acesso à classificação dos municípios no mapa de risco, assim como as medidas, acesse o site especial sobre o Coronavírus (http://coronavirus.es.gov.br) ou leia a íntegra da legislação em: http://coronavirus.es.gov.br/legislacao.

Leia mais

São Gabriel da Palha tem o primeiro caso confirmado de covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel...

CIM Norte abre credenciamento para mais de mil procedimentos em serviços médicos

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES O Consórcio CIM Norte/ES abriu edital...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo com pancadas de chuva, nesta terça-feira (14)

A frente fria que passa pelos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro provoca pancadas de chuva entre os dois estados, nesta...

Leia também

INDICADORES: Boi gordo registra redução no preço nesta segunda-feira (21)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (21) com queda de 1% e o produto é negociado a R$ 248 em...

INDICADORES: Café arábica começa a semana com queda no preço

A saca de 60 quilos do café arábica começou a segunda-feira (21) com queda de 1,69% no preço e é vendida a R$ 544,82...

Buscando formação mais digital e inovadora de jovens, SENAI e Ministério da Economia lançam programa Aprendizagem 4.0

Com o mercado de trabalho em constante transformação digital, a capacitação de trabalhadores que atendam às exigências da indústria se torna cada vez mais...

Governo cria grupo de trabalho para gerir distribuição de vacina contra a Covid-19

Com o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, o governo brasileiro começa a preparar sua infraestrutura para...