
Cartazes com frases homofóbicas foram fixados por vândalos na sede da Adufes — Foto: Adufes/Divulgação
Vândalos destruíram e furtaram parte da decoração em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ da sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), na manhã desta terça-feira (28). Cartazes com frases homofóbicas foram colados na fachada do prédio.
O imóvel fica nas dependências do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A associação é o sindicato dos professores da instituição.
Imagens divulgadas pela Adufes mostram o antes e o depois do ataque. Uma bandeira do arco-íris foi rasgada e outra foi levada. Dois cartazes com frases homofóbicas foram fixados no local.
“HETERO FAZ PROPAGANDA???????????? PRECISA?” e “HOMOSSEXUAL PRECISA FAZER PROPAGANDA PARA SABER O QUE É. KKKKKKKK POR ISSO USA O ARCO-ÍRIS ….. KKKKK”, dizem os cartazes.

Bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho LGBTQIA+, foi rasgada em frente à sede da Adufes — Foto: Adufes/Divulgação
Em nota, a Adufes repudiou o ataque e informou que está tomando as providências cabíveis para responsabilizar os envolvidos no incidente.
“O crime cometido nesta madrugada não foi apenas contra nossa sede, nem somente contra nossa posição política a respeito das múltiplas formas de opressão. O crime cometido foi direcionado à existência mesma das pessoas LGBTQIA+ e isso não será tolerado, mas tratado pela Adufes a partir do devido reconhecimento de sua gravidade. […] Reafirmamos nossa posição contra todas as formas de opressão e violência e seguiremos lutamos ombro a ombro por uma sociedade para todas, todos, todes, respondendo sempre à altura, quando a intolerância e o ódio derem as caras nos espaços que continuaremos ocupando altivamente”, falou o sindicato em comunicado.

Sede da Adufes havia sido decorada em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ — Foto: Adufes/Divulgação