Decon e Procon-ES apreendem materiais clandestinos e vendidos por preços abusivos na Serra

Compartilhe

Uma nova operação conjunta entre a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) apreendeu botijas de gás, álcool em gel e frascos de azeite de oliva vendidos clandestinamente ou por preços abusivos. A ação ocorreu nessa quarta-feira (13), em estabelecimentos comerciais da Serra.

No total foram apreendidos 79 botijas de gás dentro de uma revenda clandestina interditada, no bairro El Dourado; 34 frascos de álcool em gel com irregularidades, no interior de uma farmácia em Jacaraípe; além de 34 unidades de azeite de oliva com irregularidades na rotulagem e suspeita de se tratar de produto adulterado e impróprio ao consumo, em um supermercado do município.

De acordo com o titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, outros estabelecimentos nos bairros José de Anchieta, Jacaraípe e Eurico Sales foram fiscalizados. “Recebemos as informações, via Disque-Denúncia 181, relacionadas ao aumento abusivo de preços. Três supermercados foram intimados a apresentar documentação em um prazo de 15 dias”, afirmou.

Passamani explicou que a operação faz parte das ações de fiscalização realizadas desde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Durante todo o período de pandemia, a Decon realizará ações como essa visando a coibir o aumento abusivo de preços, a venda de produtos clandestinos , bem como à proteção do consumidor capixaba”, disse.

Segundo o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, as ações realizadas em parceria têm apresentado resultados satisfatórios. “Foram mais de 400 botijas apreendidas, mais de 10 revendas infracionadas e uma interditada, na Grande Vitória, em 30 dias”, ressaltou Athayde.

Texto: Fernanda Pontes

 

Leia também

Produção de grãos na safra 2021/2022 pode chegar a 270,2 milhões de toneladas, projeta Conab

A produção de grãos no Brasil deve chegar a 270,2 milhões de toneladas para a safra 2021/22. É...

Golpe da CNH: veja como saber se uma autoescola é legalizada

Uma dona de casa do Espírito Santo quase caiu em um golpe ao tentar tirar a carteira de...

Governo Federal anuncia a liberação de R$ 990 milhões para o seguro rural

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta terça-feira (17/05) a Resolução...

Veja quanto deve ser o salário mínimo em 2023, 2024 e 2025

Anunciado em abril deste ano sem aumento real, o salário mínimo para 2023 será de R$ 1.294. O reajuste...

Prefeitura francisquese já construiu 27 bueiros em pouco mais de 4 meses em 2022

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus servidores já construiu...

Comissão define novas normativas do protocolo sanitário para o ano letivo

  A Comissão de Gestão Pró-Educação e Saúde (CGESNV), que estabelece normas para segurança sanitária, a serem adotadas pelos...

DHPP de Aracruz prende suspeito de posse irregular de munições

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Homicídios de Proteção à Pessoa...