Decisão sobre a retomada das aulas presenciais no ES pode sair ainda nesta semana, diz secretário

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de vigilância em saúde Luiz Carlos Reblin, atualizaram os dados sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Espírito Santo.

Uma das novidades é que a decisão para a retomada das aulas presenciais pode sair ainda nesta semana, num anúncio do governador Renato Casagrande.

“Nós entendemos de que existe um amadurecimento grande quanto ao protocolo publicado e apresentado para o setor, e que se ele for respeitado e, havendo condições para a retomada, ele pode garantir uma redução do risco. No entanto, para isso, é necessária a honestidade no cumprimento do protocolo. O respeito as regras poderá garantir a retomada mais ampla de atividades. Hoje, não há condições de afirmar o retorno imediato, mas estamos amadurecendo o tema”, disse o secretário.

De acordo com Nésio, o mês de agosto deve se consolidar como o mês de transição para a queda de casos e mortes e que em setembro, mais medidas para flexibilização de setores e atividades sociais devem ser tomadas.

Nésio reforçou que a retomada de algumas atividades depende da colaboração de toda sociedade, que deve manter os cuidados sanitários, adesão a etiqueta respiratória, uso de máscaras e de distanciamento.

 “A pandemia não acabou. Nós temos ainda uma longa jornada até a chegada da vacina”, lembra o secretário.

Ainda segundo Nésio, apesar do Espírito Santo já ter passado o pior momento em números de casos e mortes, a situação ainda requer cuidado.

Redução

Segundo Reblin, houve uma redução de 26% no número de casos, se comparado aos últimos 14 dias, e redução de 18% no número de óbitos no mesmo período.

Além disso, o Estado registrou que 35% dos óbitos, neste período, aconteceram na Grande Vitória e 65% no interior do Estado. Já sobre os casos confirmados, 27% são da região metropolitana, o restante no interior.

Reinfecção

No Estado, até o momento, nenhum caso de reinfecção por coronavírus foi confirmado. De acordo com Reblin, 17 casos foram desconsiderados e 4 investigados. Destes, 3 foram descartados e 1 caso teve resultado inconclusivo. As análises continuam.

Mapa de Risco

Segundo Reblin, o número de casos ativos é fundamental para determinar a classificação das cidades no Mapa de Risco no Espírito Santo e, consequentemente, na decisão para abertura de comércios e liberação de atividades.

Testagem em estudantes

Um projeto está sendo preparado pela Secretaria de Saúde e deve ser concluído ainda nesta semana para a realização de testes em estudantes. O monitoramento será fundamental para a retomada das aulas presenciais.

Taxa de letalidade

De acordo com o subsecretário Reblin, a taxa de letalidade do Espírito Santo, por coronavírus, está em 2,9%, índice que fica abaixo da média nacional.

Mais testes

O secretário de Saúde também anunciou que a partir de setembro, o Laboratório Central do Estado deve realizar 2 mil testagens por dia. Além disso, o Inquérito Sorológico vai continuar auxiliando na identificação do panorama da doença no Estado.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Brasil busca vacina segura e eficaz, segundo Ministério da Saúde

Brasil é um dos países que participa do estudo global para vacina contra a Covid-19 Foto: Agência Brasil O contrato da Fiocruz e do laboratório...

Ação policial apreende jovem e adolescente com drogas em São Gabriel da Palha

Policiais militares do 2° Batalhão detiveram dois jovens e apreenderam um adolescente, na tarde de terça-feira (23/06/2020), acusados de envolvimento com o tráfico de...

Municípios do ES têm a madrugada mais fria do ano, diz Incaper

A capital do Espírito Santo registrou, nesta terça-feira (9), a madrugada mais fria do ano, com...

Jovem francisquense morre em acidente com moto em Ecoporanga

Mais uma tragédia envolvendo um jovem e uma motocicleta no município de Ecoporanga. Na madrugada deste domingo, 06 de setembro de 2020, por volta...

Leia também

Modernização do Fundo de Telecomunicações vai destinar recursos para banda larga em escolas e conectividade nas zonas rurais

Universalizar a banda larga nas escolas públicas de todo o país até o fim de 2024 e ampliar a conectividade nas zonas rurais. São...

Novo marco regulatório do mercado de gás natural deve atrair investimentos para Santa Catarina

Santa Catarina está próxima de sediar um terminal para recepção de gás natural liquefeito, na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, que...

Projeto que moderniza Lei de Recuperação Judicial e Falência aguarda sanção presidencial

O Brasil tem hoje mais de sete mil empresas em recuperação judicial. Pelos cálculos do Ministério da Economia, a remontagem total de créditos ligada...

Gestores públicos ganham mais prazo para prestarem contas sobre repasses do Bolsa Família e Cadastro Único

O Governo Federal prorrogou o prazo para que gestores municipais e estaduais possam prestar contas sobre a utilização de recursos do Índice de Gestão...