DE QUE ADIANTA TER O GPS

É raro, mas acontece.

É raro, mas acontece.

 

Na ultima viagem que fiz aos EUA o meu objetivo era a realização de uma excursão por algumas cidades, na companhia agradável de meu tio que reside na Saratoga, St, East Boston. Também o meu fiel escudeiro faria as vezes de tradutor e personal guia.

 

Chegado o dia aprazado o meu personal guia foi agraciado com uma brilhante idéia: O tour vai começar às 9:00 horas e como ainda são 7:00 eu vou levar as malas até o hotel de onde a excursão vai sair. Depois, quando faltar apenas uns quinze minutos a sua tia nos leva e traz o carro para guardar.

 

O meu tio faz delivery em Boston há quinze anos e gosta de se vangloriar de que conhece a capital de Massachusetts na palma das mãos. Logo de saída ele lançou mão de um GPS, algo que eu julgava desnecessário para quem conhece a cidade de cabo a rabo. Tem aquele ditado de que quem tem boca vai a Roma, mas com o surgimento da dita engenhoca nem de boca se precisa mais.

 

O Jarbas em terra estranha digitou o destino naquela caixinha preta e uma voz feminina começou a falar em inglês, cuja tradução creio eu que era: vire a esquerda, vire a direita, retorne logo a frente, etc. etc. e tal. O titio chegou no centro da Boston City e se colocou a rodar igual barata tonta e nada de encontrar o famoso hotel. Pedi a ele que parasse e perguntasse a alguém, pois deveria ser um endereço de conhecimento popular. O irmão de papai não me deu atenção e travava um discussão com a moça do GPS: – Vire a esquerda. – Não pode ser, pois assim nós vamos parar no caixa-prego. O bichinho refez a rota e a moça falou: retorne ali na frente. – Que titica de galinha, agora você quer que eu passe pelo turvo (*)?

 

Eu perdi a paciência, pois o cedo já estava ficando tarde, e ordenei: Tio! Toca o possante para casa que eu pago o taxi. O desgosto era evidente, porém, o homem se resignou e voltou para casa com o GPS desligado. A mulher de titio não entendeu nada, mas na rua mesmo eu transferi as malas para o taxi. O meu personal guia falou o nome do hotel para o taxista e ele mansamente não gastou dez minutos para nos deixar no local onde titio havia rodeado diversas vezes com o seu GLS gritando, entretanto, fazendo o sentido invertido. Ao sair do taxi eu fui obrigado a desabafar: viu! Se tivesse me escutado e perguntado aquele mendigo ali nós já estaríamos aqui e com tempo para tomar café.

 

Regressei para o Brasil com as seguintes duvidas: a) Será que titio conhece Boston mesmo? b) Será que titio estava entendendo o inglês daquela mulher do GPS? c) Por que titio não pediu informações? Uma certeza: a maquina não pode substituir o homem completamente.

 

(*) estrada de chão entre Mantenópolis-ES (nossa terra) e Mantena-MG.

Texto: Creumir Guerra
Creumir Guerra é Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo

Veja mais sobre Creumir Guerra

Leia mais

Pacientes do ES medicados com cloroquina apresentaram complicações, diz secretário

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, alertou para o uso da cloroquina em pacientes...

Delegado de Polícia Civil lança livro “Teoria Hiperdimensional do Direito”

O ex-titular da 17ª Delegacia Regional de Polícia...

INDICADORES: Sexta-feira (4) registra alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo termina a semana (4) com alta de 0,38% no preço e o produto é negociado a R$...

Nova plataforma on-line ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM e escolher sua Carreira

A novidade é uma criação capixaba e surgiu...

Leia também

Bandidos trocam tiros com a polícia em Nova Venécia

Uma equipe da Força Tática do 2º Batalhão realizava patrulhamento tático no bairro Altoé  em Nova Venécia na tarde da última segunda-feira (21), quando...

Espírito Santo chega a 3.452 mortes e 116.537 curados em 126.606 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até esta quarta-feira (23), 3.452 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 126.606. O índice de letalidade...

Propaganda eleitoral para candidatos municipais começa dia 27 de setembro

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adia eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), ficou...