Data Center do Estado aumenta o número de órgãos atendidos em 10%

Compartilhe

O Data Center do Estado atende a 84 órgãos públicos no Espírito Santo. Esse número representa um crescimento de 10%, considerando o período de janeiro de 2019 a maio de 2022. Localizado na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest), o ambiente é uma referência nacional no setor público de Tecnologia da Informação (TI).

Inaugurado em 2010, o Data Center apresenta um elevado nível de disponibilidade dos dados armazenados. Além disso, tem como principais metas garantir a segurança das informações das instituições públicas e de softwares fundamentais para o Poder Executivo Estadual, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) e o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (e-Docs).

O ambiente adota boas práticas para os órgãos públicos terem informações devidamente protegidas. Prova disso é a sala cofre de 159 metros quadrados, que tem mecanismos contra incêndio, roubo, vandalismo e inundações. Para manter os serviços sem interrupções, o Data Center tem dois geradores que garantem o funcionamento, mesmo com a falta de energia por um longo período.

Escolha

O gerente de TI do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Conrad Schneider, disse que a infraestrutura tecnológica, a segurança física e a economia são fatores que justificam a escolha do órgão em manter os dados hospedados no Data Center do Estado.

“Sem dúvida, contamos com um serviço essencial para o desenvolvimento de todo o trabalho realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves. No Data Center, estão informações importantes do órgão que envolvem gerenciamento de impressão, catraca, banco de dados, entre outras”, afirmou Schneider.

Na avaliação do gerente de TI da Junta Comercial do Espírito Santo, Deyler Tose Marchezini, os serviços do Data Center Estado viabilizaram aumentar o número de sistemas informatizados na instituição.

“Hoje, os serviços de Registro Mercantil foram quase totalmente digitalizados. Isso se tornou possível porque contamos com um Data Center que opera de maneira contínua e segura. Sem dúvida, é muito importante ter à disposição um ambiente que proporcione confiabilidade e integridade das informações armazenadas”, enfatizou Marchezini.

 

Para o gerente de TI da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bruno de Souza Lovatti, o Data Center do Estado colaborou bastante para a execução dos trabalhos e projetos do órgão. “O Prodest disponibiliza um ambiente seguro que nos permite tratar devidamente todos os processos, procedimentos, normas internas, riscos e controles no tratamento de dados pessoais e sensíveis de todas as áreas de negócios da Sefaz”, enfatizou.

O presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, disse que o Data Center do Estado está aumentando o número de instituições atendidas graças ao trabalho realizado para manter a estrutura funcionando com alto nível de disponibilidade. “Com planejamento e foco em resultados, estamos investindo para o ambiente prestar um atendimento cada vez mais conectado com as demandas dos órgãos estaduais”, pontuou.

 

Leia também

Espírito Santo descarta 2º caso suspeito de varíola dos macacos e começa a investigar 3º

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (4),...

ES: menina de 4 anos é deixada de castigo, ajoelhada no cimento com mãos para trás e rosto virado para parede

Os pais de uma menina de quatro anos foram levados para a delegacia depois de uma denúncia de...

Faixas de pedestres revitalizadas em bairros de Barra de São Francisco

Faixas de pedestres estão sendo revitalizadas nesta quinta-feira (30), na avenida principal em frente a pracinha do bairro...

Botafogo vence fora em jogo com dois gols anulados do Bragantino pelo VAR

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Red Bull Bragantino controlou o jogo, criou mais chances e até fez...

Nenhum estado divulga dados completos sobre incentivos fiscais e uso de emendas parlamentares

Nenhum dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal divulga dados completos sobre incentivos fiscais e uso de...

Prefeito e vereadores vistam área da Festa de São Pedro

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, juntamente com vereadores, estiveram vistoriando a área onde...