Cursos a distância ofertados pelo MDR auxiliam trabalho das defesas civis municipais e estaduais

Compartilhe

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disponibiliza gratuitamente uma série de cursos de capacitação a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais de defesa civil para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)<\/a>. É por meio dessa ferramenta que são feitos os registros de desastres e também as solicitações de reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública e de repasse de recursos federais para ações de resposta e de recuperação de infraestruturas danificadas.

Confira a lista completa dos cursos disponíveis<\/a>

“A educação tem a capacidade de mudar as circunstâncias, as pessoas e as instituições. E o ensino a distância nos permitiu democratizar a oferta de capacitações oferecidas pela Defesa Civil Nacional”, destaca a diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, Karine Lopes. “Nos últimos anos, tivemos um crescimento expressivo no número de agentes capacitados a utilizar o S2iD. E isso é de grande importância para que seja possível agilizar as ações de resposta aos desastres”, completa.

A Defesa Civil do município de São Carlos, em São Paulo, foi umas das que apostou na capacitação a distância dos profissionais. Desde 2019 na instituição, a engenheira civil Denise Cabrera Cezare, de 36 anos, já fez quase 20 cursos sobre o funcionamento do S2iD. Ela conta que sentiu necessidade de ampliar o conhecimento quando viu o município ser atingido por enchentes.

“No meu primeiro ano de trabalho, São Carlos sofreu muitas perdas. As ruas e calçadas da cidade foram destruídas pelo desastre, sem contar o prejuízo para o comércio. Eu entendi que precisava buscar conhecimento para me preparar para atuar em ocorrências futuras”, conta Denise, ressaltando que não é a responsável oficial pelo preenchimento do sistema. “Ainda assim, acho importante a equipe toda estar pronta para dar suporte aos colegas da linha de frente”, acrescenta.

Denise elogia a forma como os cursos foram criados. “Eles são muito explicativos e de fácil entendimento, além do conteúdo ser objetivo e claro. Espero que o material seja usado por outras defesas civis”, afirma.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de São Carlos, coronel Samir Gardini, também destaca a importância da iniciativa. A defesa civil municipal integra a pasta.  “Os agentes precisam estar capacitados não apenas para o trabalho técnico de prevenção, mas, também, para dar uma pronta resposta em caso de ocorrências imprevisíveis. Vamos continuar capacitando nossa equipe. Nosso município é muito afetado pela estiagem, com o registro de vários focos de incêndio, e por chuvas intensas, resultando em enchentes de grandes proporções”, observa.

Na cidade de Honório Serpa, no Paraná, dois agentes de proteção e defesa civil também se capacitaram. Um deles foi o coordenador municipal de defesa civil, Bráulio Noé Valle Junior, que já tem 20 certificados de conclusão dos cursos. “Além de aprendermos a lançar corretamente os dados no S2iD, passamos a ter uma visão mais ampla de todo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Quando estamos capacitados, conseguimos dar maior agilidade aos processos de resposta”, relata.

Material em vídeo

Com o intuito de ampliar o acesso ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), o MDR também disponibiliza tutoriais em vídeo sobre o funcionamento da ferramenta. Clique neste link<\/a> para acessar.

A engenheira civil Denise Cabrera Cezare já fez quase 20 cursos sobre o funcionamento do S2iD. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação MDRA engenheira civil Denise Cabrera Cezare já fez quase 20 cursos sobre o funcionamento do S2iD. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação MDR

Leia também

Maior bactéria do mundo é descoberta em manguezal no Caribe

SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) - Não há nada mais natural do que chamar as bactérias de "micróbios", ou...

FNDE publica edital do concurso de poesias sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Os estudantes interessados em participar do concurso de poesias “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo...

Após WO de adversária, Bia Haddad avança à semi em Eastbourne

A brasileira Bia Haddad entra em quadra às 7h (horário de Brasília) desta sexta-feira (24) em busca de...

Europa isola Kaliningrado e abre nova frente na crise com a Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Frente presumida em quase todos os cenários de uma Terceira Guerra Mundial entre...

Canção de veneciano é selecionada e vira trilha sonora de documentário

  Nova Venécia é um celeiro de talentos, e isso não há como negar. A vez, agora, é do...

PM prende duas pessoas e recupera sacas de café furtadas em Águia Branca

  Nesta sexta feira (24) foram registrados dois boletins de furto de sacas de café maduro no município de...

Futsal Feminino de Barra de São Francisco está na final dos JEES

As meninas da Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco estão na final dos Jogos Escolares...