CRM-ES defende tratamento precoce da Covid-19 e Casagrande diz que governo está aberto ao debate

Presidente do CRM, Celso Murad, defende que o tratamento com cloroquina e ivermectina pode diminuir a velocidade de replicação do vírus e o agravamento da doença.

Cloroquina e Hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada contra a Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

O Conselho Regional de Medicina no Espírito Santo (CRM-ES) defendeu, durante uma reunião nesta sexta-feira (10), a adoção de um protocolo com o uso de remédios como a cloroquina e a ivermectina no tratamento da Covid-19.

O presidente do CRM, Celso Murad, disse que o tratamento precoce com esses remédios pode diminuir a velocidade de replicação do vírus e o agravamento da doença.

Um estudo preliminar que mostra que o número de óbitos no estado do Pará caiu após o uso dessas substâncias foi usado pelo órgão como justificativa.

Questionado durante coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande (PSB), disse que o governo estadual está à disposição para discutir o assunto.

“Não vejo problema nenhum. Se a equipe técnica e científica definir que esse é um bom caminho, o estado adotará. O Estado não tem problema com nenhum elemento. Se os médicos, profissionais de saúde, indicarem que tem um protocolo que pode melhorar ainda mais o atendimento, o Estado adotará”, disse.

Independente do protocolo a ser adotado, o presidente do CRM lembrou que o médico tem autonomia para prescrever aquilo que julgar adequado, desde que alerte os pacientes sobre riscos e benefícios.

Na próxima quinta-feira (16), o CRM vai se reunir com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para discutir o tema.

‘Politização de remédios beira o ridículo’

Ainda durante a coletiva de imprensa , Casagrande reforçou que o uso de qualquer medicamento precisa ter embasamento técnico e criticou a politização do uso de determinados medicamentos.

“Tudo que foge das evidências científicas, beira o ridículo. Se o médico receitar um medicamento, tome. Se não receitar, não tome. Se eu receitar, não tome. Eu não sou médico. Sou engenheiro florestal e bacharel em direito. Não sou profissional da saúde. Pessoas precisam compreender seu lugar. Deixe a evidência científica falar por nós. É muito ruim, e, de fato, beira o ridículo esse nível de politização, seja do medicamento, do uso de máscara, de que o vírus foi uma invenção do povo chinês para prejudicar o mundo”, enfatizou.

Uso da cloroquina

Não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a Covid-19. Estudos internacionais não encontraram eficácia no remédio e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda o uso.

O protocolo da cloroquina foi motivo de atrito entre o presidente Jair Bolsonaro e os últimos dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Em menos de um mês, os dois deixaram o governo.

Depois, o Ministério da Saúde emitiu uma nova orientação que libera o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) até para casos leves de Covid-19

Nesta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que “A OMS não indica o uso da cloroquina em pacientes de coronavírus porque não conseguimos demonstrar um benefício claro a eles”, afirmou diretor de emergências da OMS, Michael Ryan.

Leia mais

ES: idosa de 108 anos recebe alta de hospital após ter Coronavírus

Dona Maria Jocelina de Paula ficou oito dias internada em hospital particular e não precisou ir para a UTI. Em outro caso, idoso de...

Paulo Guedes será representante brasileiro na abertura do Fórum Econômico Mundial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, será o representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, que será realizado em Davos, na Suíça. Guedes...

CPI vai convocar Escelsa por causa de cobrança durante quarentena

Presidente da CPI da Sonegação na Assembleia Legislativa,...

Leia também

Condutora perde controle do veículo e bate em poste no centro de Água Doce do Norte

Aconteceu na madrugada do último sábado (08/08/2020), por volta das 00h10min um acidente envolvendo um veículo Gol 1.0 de cor preta conduzido por uma...

Espírito Santo estabelece protocolo para volta às aulas presenciais durante a pandemia

O Governo do Espírito Santo publicou em edição extra do Diário Oficial, neste sábado (8), um protocolo com medidas administrativas e sanitárias a serem...

Espírito Santo chega a 2.735 mortes e 77.476 curados em 91.791 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até este domingo (9), 2.735 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 91.791. O índice de letalidade...

Morre aos 112 anos, dona Ana parteira, moradora mais antiga de Água Doce do Norte

Morreu na madrugada deste domingo, 09 de agosto de 2020, a moradora mais antiga de Água Doce do Norte, Ana Honorato Estevão (foto). Dona Ana...