Covid-19: Secretaria de Saúde de Barra de São Francisco inicia testagem em massa

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando em todos os Distritos mutirões de testes da Covid-19 durante esta semana. Começando por Cachoerinha de Itaúnas, na segunda-feira, 12 de abril, a testagem será estendida a todos os demais distritos ao longo das semanas, com a população local sendo avisada por meio de carros de som que circularão nas localidades. Os atendimentos serão das 09 às 14 horas.

Todos os moradores destes locais que apresentarem sintomas de Covid-19 deverão procurar os postos dos mutirões para a realização dos exames. Os testes realizados são os de Swab. Caso o exame apresente resultado positivo para o Novo Corinavírus, o paciente é encaminhado para o médico que o consultará, passando a medicação e isolando o mesmo. Só na ESF (Estratégia de Saúde Familiar) de Cachoerinha de Itaúnas foram realizados 18 exames até às 12 horas, sendo 4 pacientes testados positivos para a Covid-19.

Segundo o Enfermeiro Chefe da ESF do Distrito de Cachoerinha de Itaúnas, Douglas Gouveia Carrasco, o objetivo desta testagem em massa é incentivar pacientes positivados para a doença a buscarem tratamento com antecedência para evitar uma piora no quadro clínico dos mesmos, evitando o contágio de outras pessoas e o colapso no sistema de saúde.

Nesta primeira semana de mutirão, além do Distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, serão atendidos os Distritos de Monte Sinai (Vermelha), Vila Paulista e Vargem Alegre.

Confira o cronograma completo:

  • Terça-feira (13/04) – Monte Sinai (Vermelha)
  • Quarta-feira (14/04) – Paulista
  • Quinta-Feira (15/04) – Vargem Alegre

O atendimento será sempre de 9h às 14h.

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

 

Foto: Whashiton Rodes ( Secom)

Leia mais

Leia também