COVID-19: Saúde prorroga 1.420 leitos de UTI em 17 estados brasileiros

Mais de R$ 68 milhões foram investidos na prorrogação de 1.420 leitos de UTI Adulto para atendimento exclusivo aos pacientes graves da Covid-19 em 17 estados brasileiros. A iniciativa é do Ministério da Saúde. Estados e municípios devem fazer o custeio dessas unidades pelos próximos 30 dias.

A prorrogação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 vem sendo feita desde agosto de 2020. O gestor público local pode pedir a prorrogação ao Ministério da Saúde quantas vezes achar necessário, desde sejam atendidas orientações determinadas pela Pasta. Um dos requisitos é a taxa de ocupação superior a 50% dos leitos encontrados no plano de contingência.

MS: Corumbá tem 100% de ocupação dos leitos hospitalares

Entidades defendem que Ministério da Saúde trace estratégias de vacinação contra Covid-19

Os estados beneficiados foram São Paulo, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tocantins e Maranhão. Até o momento, já foram prorrogados mais de 15.400 leitos de UTI. O valor investido pelo Governo Federal é de R$ 738 milhões.  

 

Foto: Arquivo/EBC

Leia mais

Leia também