Covid-19: Himaba altera funcionamento do Banco de Leite Humano e pede doações

Atento às orientações para reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vai alterar, a partir desta terça-feira (31), o funcionamento e a rotina do Banco de Leite Humano da unidade. Provisoriamente, o atendimento externo passa a ser das 8h às 17 horas.

As mudanças também acontecem na recepção das pacientes externas, que deverão manter a distância de dois metros umas das outras, entrando apenas três por vez. Só será permitido um acompanhante para a mãe e o bebê, desde que assintomático.

Toda mãe que chegar ao Banco de Leite será questionada sobre sintomas respiratórios e observada sobre sinais de quadro respiratório. As sintomáticas serão atendidas desde que usem máscara durante todo o atendimento, que será o mais breve possível, visando ao retorno da paciente ao isolamento social e a proteção da equipe. O local de atendimento será higienizado logo após a saída da paciente.

O recebimento e coleta de doações de leite humano e a pasteurização estão mantidos. Apenas as doações exclusivas externas estão suspensas. O estoque de leite destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) a baixo, por isso, é importante que as mães continuem fazendo a sua doação.

A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, explica que todas as evidências até o momento demonstram que o SARS-COV-2 não é transmitido pelo leite humano.  “Nesse momento que precisamos manter o isolamento social, temos um grande desafio para manter o abastecimento do leite humano para as crianças da Utin. Fazemos um apelo para que as mães que puderem doar, continuem doando. É só ligar para o Banco de Leite, que vamos até a casa da doadora pegar esse leite. Se a mãe tiver com sintomas respiratórios e com dificuldade para amamentar, pode nos ligar também. A gente vai tentar ajudar e orientar pelo telefone”, afirmou.

“Os tempos são difíceis, as coisas estão desafiadoras, mas nesse momento precisamos também dessa união, colaboração e parceria de toda a sociedade. O Banco de Leite do Himaba vai estar à disposição para quem precisar de ajuda, mas priorizem o atendimento por telefone, isso vai ajudar a diminuir a circulação desse vírus”, pontuou Angélica.

 

Como doar no Himaba

Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151,  com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia mais

MP cobra medidas para conter coronavírus no transporte público da Grande Vitória

Medidas devem ser elaboradas em conjunto com Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e apresentadas ao MPES até 16 de julho.

Agências do INSS reabrem segunda-feira (14) de forma gradual

Para ser atendido, é necessário fazer o agendamento. A data pode ser marcada no ‘Meu INSS’, pelo site ou aplicativo, ou no telefone 135...

ES: parques voltam a funcionar a partir de segunda-feira

Capital capixaba foi colocada entre as cidades de risco moderado para a Covid-19. 1 de...

Leia também

Eleições 2020: 95 municípios poderão realizar segundo turno para escolher prefeito este ano

Noventa e cinco municípios do país com mais de 200 mil eleitores podem ter de promover um segundo turno de votação para escolher os...

Eleições 2020: Fartura do Piauí (PI) lidera o ranking dos municípios com menor arrecadação

Com a proximidade do primeiro turno das eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, muitos municípios brasileiros estão próximos do colapso financeiro. Mais de 1.900 cidades...

Reforma tributária deve acabar com problemas do atual sistema que afetam todos os entes federados, defendem parlamentares

A reforma tributária voltou a ser debatida nesta quinta-feira (25). Desta vez, o tema foi abordado durante encontro realizado pela Confederação Nacional da Indústria...

Nordeste: número de candidaturas registradas aumenta 7,5% em relação às Eleições de 2016, segundo TSE

Na região Nordeste, aumentou em 7,5% o número de candidaturas registradas para as Eleições Municipais de 2020 na comparação com o pleito de 2016....