Covid-19: governo maranhense confirma variante indiana em tripulantes de navio ancorado na costa do estado

Casos da variante indiana da Covid-19 foram detectados em tripulantes de navio ancorado na costa maranhense. A informação foi confirmada pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Trata-se de uma das três versões já identificadas da variante da Índia. A identificação foi feita nas seis amostras enviadas para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC).

Os tripulantes do navio ainda seguem sob monitoramento e não há confirmação da circulação do vírus em território maranhense. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, “o Ministério está enviando uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde para o Maranhão.” Além disso, ele afirmou que “a SES e a ANVISA monitoram diariamente a evolução do quadro de saúde dos tripulantes que estão isolados no navio.”

CPI da Covid: Pazuello responsabiliza Secretaria de Saúde do Amazonas e empresa por falta de oxigênio no estado” target=”_blank”>CPI da Covid: Pazuello responsabiliza Secretaria de Saúde do Amazonas e empresa por falta de oxigênio no estado

Das 15 amostras positivas colhidas, em seis foram encontradas maior carga viral para o sequenciamento genômico, que resultou na confirmação da variante, considerada de atenção, uma vez que pode estar relacionada a uma maior transmissão e, consequentemente, aumento dos casos de internação.

Durante a coletiva, também foi anunciado que as pessoas que tiveram contato com os três pacientes que estiveram fora do navio, para assistência em um hospital particular da capital, seguem monitoradas e passarão por testagem.

 

Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilFoto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Leia mais

Leia também