Covid-19: Espírito Santo terá novo mutirão de vacinação no Espírito Santo

Compartilhe

 

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (22), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, e o subsecretário de vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, anunciaram um novo “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 no estado e atualizaram a situação da pandemia no ES.

O mutirão acontecerá no próximo sábado (25) em todo o estado, para todas as faixas etárias aptas a receberem a vacina contra a Covid-19, e a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é contar com a participação de todos os municípios capixabas.

‘Mobilizamos e convocamos um novo Dia D de vacinação para esse final de semana, esperamos mais de 500 mil doses ofertadas no próximo sábado, e esse número pode subir mais, aguardando a finalização do levantamento sobre as doses. Convidamos toda a população: as crianças com mais de cinco anos, adolescentes, toda a população adulta que ainda não completou o esquema vacinal e está apta”, disse Nésio Fernandes.

Desde a última segunda-feira (20) o Espírito Santo já vacina a população geral acima de 30 anos com a 4ª dose da vacina, além dos imunissuprimidos com mais de 18 anos e pessoas acima de 60 anos.

“Quero destacar a antecipação do governo do ES com relação à segunda dose de reforço para maiores de 30 anos. Podem procurar os pontos de vacinação disponibilizados pelos municípios, em todos, pois estão autorizados a imunizar”, afirmou Nésio.

O Espírito Santo passa pela 5ª onda da pandemia, e o comportamento da curva de casos, internações e óbitos apresenta crescimento no estado, embora não represente patamares tão altos como vistos em outros momentos, de acordo com Nésio Fernandes.

“ES vive franca fase de crescimento de casos, internações e também óbitos pela Covid-19 ao longo da vivência desta 5ª onda. Teve um crescimento exponencial a cada 14 dias. No dia de ontem [terça-feira, 22 de junho] tivemos a duplicação do número de casos em 24h. O comportamento da curva nessa e na próxima semana pode assumir o que tivemos no início do ano, mas não acreditamos que assumirão as mesmas proporções da chegada da ômicron, no mês de janeiro”, disse o secretário.

Na avaliação do secretário, no segundo semestre de 2022 o Espírito Santo conseguirá ter um controle de internações e óbitos relacionados à pandemia em “patamares não alcançados em nenhum momento” anterior.

“Caminhamos para o segundo semestre com um controle do impacto da pandemia em termos de internações e óbitos em patamares que não alcançaram em nenhum momento da pandemia. Temos um comportamento que deve alcançar nesta semana o patamar equivalente à quantidade máxima de casos que tivemos nas piores semanas da primeira, segunda e terceira onda, com exceçõa ao momento da ômicron”, afirmou Nésio Fernandes.

O secretário também anunciou que o estado passa a contar com uma nova estratégia de organização de leitos para pacientes que testem positivo para Covid-19 e apresentem sintomas respiratórios.

“Temos uma nova forma de organização das pessoas atingidas por Covid-19 no ES, em que se a pessoa testar positivo no curso de uma internação por suspeita de doença respiratória ao longo de uma internação hospitalar, o paciente não é mais removido para outras unidades como rotina, somente em casos excepcionais. Não é mais removido ao hospital de referência”, afirmou Nésio.

 

Secretário Nésio Fernandes e subsecretário de vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin concederam coletiva de imprensa nesta terça-feira (8) — Foto: Divulgação/Sesa

Secretário Nésio Fernandes e subsecretário de vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin concederam coletiva de imprensa nesta terça-feira (8) — Foto: Divulgação/Sesa

Leia também

Ministério Público do Rio denuncia vereador por importunação sexual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta sexta...

Clube Recreativo da Associação de Cabos e Soldados e Bombeiro Militar será inaugurado neste sábado (25) em Nova Venécia

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espirito...

Inscrições para o Carretino Della Cappitella terminam nesta segunda-feira, dia 27

  Famílias que quiserem participar do Carretino Della Cappitella ainda podem fazer suas inscrições. A Associação da Festa da Cappitella...

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: Ministério da Saúde premia municípios por cumprimento de metas

Para incentivar os municípios a ampliar a oferta de pré-natal odontológico, o Ministério da Saúde está "premiando" com...

Vital 2022: saiba quais atrações já estão confirmadas na festa que volta a Vitória

O Vital, tradicional micareta capixaba que teve a última edição realizada em 2006, voltará a ser realizado nos...

Lançados guias e app para orientação a refugiados sobre direitos e serviços no Brasil

A secretária de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Marina Battilani, participou na quinta-feira (23/06), no Ministério...

Homem é morto a tiros no meio da rua em Linhares

Um homem, não identificado, foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (26), no bairro Planalto, em Linhares,...