Covid-19: “ES pode não ter mortes nos próximos 21 dias”, afirma secretário

Compartilhe

A expectativa é de que o Espírito Santo não registre mortes pela covid-19 nos próximos 21 dias. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva online nesta segunda-feira (28).

“Temos um grande otimismo com o resultado da vacinação da população brasileira. Nós podemos ter, ao longo dos próximos 21 dias, os dias sem óbitos no Estado do Espírito Santo. Isso será algo a ser alcançado graças a adesão da população as vacinas disponíveis”, afirmou.

Segundo Fernandes, o cenário da pandemia desenha um período de estabilização no Estado capixaba, e também há expectativa da queda sustentada no número de internações e casos novos. “Alcançamos 0,49 óbitos por milhão de habitantes da média móvel da última semana. 28 casos por milhão de habitante”, completou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde acrescentou que o Espírito Santo tinha, no último domingo (27), 56 pessoas em UTIs e 28 em enfermarias na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Total de 84 pessoas, algumas em investigação para confirmar se é covid ou não”, disse.

Principais pontos da coletiva desta segunda (28)

Semana de mutirão vai vacinar idosos e crianças no ES

Nésio Fernandes: “Estamos lançando nessa semana uma nova semana temática com vacinação de crianças de 5 a 11 anos e o segundo reforço dos nossos idosos. Acreditamos que isso vai mobilizar os idosos que estão com doses em atraso. Atualizar o esquema vacinal é importante, eles também poderão ser imunizados contra a Influenza”.

Quatro regiões do ES podem alcançar o risco muito baixo nos próximos 10 dias

Nésio Fernandes: “Temos a possibilidade de que nos próximos 10 dias quatro regiões atinjam o risco muito baixo: Caparaó, Litoral Sul, Rio Doce e Centro-Oeste. Essas regiões estão próximas a alcançarem os indicadores. As demais regiões podem alcançar também neste mês de abril o risco muito baixo, depende delas se mobilizarem e reforçarem a capacidade de vacinação dos idosos e adolescentes. Caminhamos em contexto de não surgimento de novas variantes para uma vitória sobre a pandemia ao longo dos próximos meses. O tema da pandemia é normatizado de acordo com o regulamento sanitário internacional”.

“Pandemia não acabou, mas estamos otimistas”, afirma secretário

Nésio Fernandes: “Acreditamos que com 60 a 90 dias de estabilidade são necessários para reconhecer elementos que subsidiam o fim de estado de emergência no país. A pandemia não acabou, mas estamos otimistas. Não temos óbitos pela vacina, mas temos mais de 650 mil brasileiros que perderam a vida pela covid. Vacinem-se”.

“Uso de máscaras continua sendo recomendado”, afirma Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: “Sobre as máscaras, quero novamente tocar nesse assunto. Não há flexibilização do uso delas. Continuam sendo recomendadas independente do risco. Nós estamos desobrigando o uso das máscaras. Este é um conceito muito claro, temos uma consciência tranquila de que, na medida que a gente avance no controle da pandemia, as obrigações coletivas reduzem por força das normas das autoridades sanitárias e se incrementem como responsabilidade individual. Estamos cansados de alguns termos que se repetem ao longo da pandemia. As máscaras, que são um item de proteção individual e leve, que não machuca, deveriam ser tratadas como componente da nossa cultura de autocuidado e proteção coletiva, assim como em outros países do mundo. Não são razoáveis as polêmicas em torno disso.

Secretário tira dúvidas sobre realização da Festa da Penha

Nésio Fernandes: “Sobre a Festa da Penha, estão surgindo diversos questionamentos por parte da comunidade religiosa, imprensa… As atividades religiosas possuem normatização específica desde o início da pandemia. Caminhadas ao ar livre, culto, celebrações não possuem restrição. Shows ao ar livre, como terá na Festa da Penha, seguirão a mesma recomendação no período das festas de fim de ano. Nesse sentido, a festa poderá ser realizada por conta do avanço e controle da pandemia. Temos tido diálogos bons, então entendemos que momento permite que a gente avance em passos na perspectiva de que, praticamente, nenhuma atividade passa por grandes restrições”.

Secretário comenta desobrigação do uso das máscaras nas academias

Nésio Fernandes: “Em qualquer ambiente fechado, temos o incremento da possibilidade de transmissão maior. No entanto, com atividade física intensa realizada nas academias, você acaba tendo prejuízo na capacidade protetora das máscaras. Nesse sentido, a desobrigação do uso das máscaras nas atividades físicas não prescindem da responsabilidade das pessoas na vigilância ativa de sintomas respiratórios. Está com sintomas, use máscaras e faça o teste”.

Sesa quer garantir medidas complementares de segurança contra a covid-19 no Carnaval de Vitória

Nésio Fernandes: “Sobre o Carnaval, teremos ao longo dessa semana reuniões com o município para amadurecer a realização do evento e garantir medidas complementares para que aconteça de maneira segura na Capital.

Uso de máscaras nas escolas continua sendo recomendado

Nésio Fernandes: O tema das máscaras nas escolas, existe uma recomendação de que elas podem ser preservadas nas escolas, mas estão desobrigadas em risco muito baixo. Em risco baixo, seguem sendo obrigadas”.

Leia também

Ave-símbolo do estado de Goiás é encontrada em Barra de São Francisco

Uma Anhuma, também conhecida como Alicorne ou Iúna, foi encontrada nesta quinta-feira, 4 de agosto de 2022, em...

Ex-prefeito de Viana ministra palestra para servidores

  O ex-prefeito de Viana e ex-secretário de Estado de Governo...

Nova Venécia dá adeus ao Padre Railson

  Faleceu na noite desta quinta-feira (04), por volta das 22h30, o padre Railson Ribeiro Teles de Jesus, aos...

Vice definido: Manato anuncia Bruno Lourenço, empresário do Comércio Exterior

Manato e Bruno, entre outras bandeiras, têm como meta o desenvolvimento econômico do Estado alinhado ao desenvolvimento social Está...

Ponte de madeira é construída no bairro Vila Vicente

Funcionários da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construíram uma ponte madeira...

Pesquisa da CNI aponta alta da indústria no faturamento, emprego e rendimento em junho

Os dados dos Indicadores Industriais de junho, divulgados nesta quarta-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam...

ES: celular destruído é encontrado dentro de carro de perito aposentado da Polícia Civil que desapareceu

Veículo do perito aposentado foi encontrado incendiado na noite desta quarta-feira (3) na estrada de Xuri, em Vila...

Secretaria de Obras da prefeitura realiza reparos em calçamentos no Campo Novo

Os reparos em calçamentos ocorreram nesta quinta-feira (04), no bairro Campo, onde os servidores da secretaria de Obras...