Covid-19: conheça os remédios contra a doença que o Espírito Santo anunciou que vai disponibilizar

Compartilhe

 

O governo do Espírito Santo divulgou, nesta terça-feira (17), que pretende disponibilizar medicamentos aprovados para tratamento da Covid-19 a partir de junho deste ano na rede pública de saúde estadual.

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

“Temos expectativa de no mês de junho já ter a disponibilidade de tratamentos específicos com os dois medicamentos reincorporados pela Conitec [Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde] para o tratamento de pessoas afetadas pela Covid-19”, falou o secretário.

Em março deste ano, a Conitec, órgão do Ministério da Saúde, aprovou o uso do medicamento baricitinibe para o tratamento da Covid-19. No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do medicamento Paxlovid para a doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o ministério sinalizou a distribuição dos dois medicamentos para unidades hospitalares no estado.

O medicamento baricitinibe, comercializado com o nome de Olumiant, foi aprovado pela Conitec para ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O mesmo medicamento foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também já obteve aprovação da Anvisa.

De acordo com a Eli Lilly, fabricante da droga, o medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

“Olumiant se demonstrou eficaz na redução de mortalidade em pacientes hospitalizados por Covid e se torna um importante arsenal para os profissionais tratarem seus pacientes”, comemorou Camila Tostes, Gerente Médica da Eli Lilly, na ocasião da aprovação pelo ministério.

Ainda segundo a empresa, o medicamento de uso oral foi aprovado em mais de 70 países para o tratamento da artrite reumatoide moderada a grave e mais recentemente para dermatite atópica.

No Brasil, o medicamento está aprovado para este uso desde 2018 na indicação para artrite reumatoide e desde 2021 para dermatite atópica, e a Conitec aprovou em 2020 o uso de Olumiant para o tratamento da artrite reumatoide no SUS, onde já é distribuído aos pacientes para esta indicação.

A Anvisa já tinha aprovado o uso do medicamento em 17 de setembro de 2021.

“Trata-se de uma nova indicação terapêutica, já que o baricitinibe possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave”, informou a Anvisa à época.

Olumiant, da Lilly — Foto: Lilly/Divulgação

Olumiant, da Lilly — Foto: Lilly/Divulgação

A Anvisa aprovou em março o uso emergencial do medicamento Paxlovid para Covid-19.

Diversos órgãos de saúde internacionais já haviam aprovado o uso do medicamento (que não substitui a vacina  contra a Covid-19) desde o ano passado, como a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, e as agências regulatórias do Reino Unido e da União Europeia.

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, a incorporação de medicamentos de ponta contra a Covid-19 no sistema público de saúde, como esse da Pfizer, é importante porque esses remédios possuem uma alta eficácia em prevenir hospitalizações pela doença e são “um elemento fundamental”, junto com as vacinas, na redução da morbimortalidade pela Covid-19.

Foto mostra fabricação de comprimido da Pfizer contra a Covid-19 em Freiburg, na Alemanha, em 16 de novembro de 2021 — Foto: Pfizer/AFP/Divulgação

Foto mostra fabricação de comprimido da Pfizer contra a Covid-19 em Freiburg, na Alemanha, em 16 de novembro de 2021 — Foto: Pfizer/AFP/Divulgação

Leia também

Espírito Santo ganha primeiro avião-suíte; confira as fotos

  Aeronave será instalada em Divino de São Lourenço, sudoeste do estado, como atração principal de um condomínio residencial...

Mulheres lideram três em cada dez negócios no Brasil, mas respondem por apenas 20% das operações de crédito

As mulheres estão na liderança de três em cada dez empreendimentos no Brasil. É o que aponta o...

Homem é preso após agredir a esposa e pisar no pescoço da filha em Vila Pavão

Um homem de 51 anos foi preso na tarde deste sábado (2) após agredir a esposa e a...

Mario Frias sofre infarto e é internado em Brasília

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Mario Frias, ex-Secretário Especial da Cultura e pré-candidato a deputado federal por São Paulo,...

Mulher morre após ser atropelada pelo próprio carro no Sul do Espírito Santo

Uma mulher morreu na madrugada deste domingo (3), após ser atropelada pelo próprio carro, na garagem da casa...

Investimentos em UTIs e leitos que ficaram para a sociedade pós pandemia

Oi gente, tudo bem com vocês? Fabi Costa aqui para o nono episódio da série de podcasts, Onde tem...

Programa Calçamento Rural já liberou 27,3 mil m² de material para pavimentação em comunidades do interior

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos tem conseguido, junto ao Governo do Estado, acelerar...