Covid-19: Anvisa faz alerta sobre casos raros de distúrbio neurológico autoimune após vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta sobre os casos de síndrome Guillain-Barré (SGB) relatados em diversos países após a vacinação contra a Covid-19. A SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, em que o sistema imunológico danifica as células nervosas. 

Segundo a Anvisa, esse efeito adverso pós-vacinação é raro, mas conhecido e relacionado a outras vacinas, como a da gripe. Até a última quarta-feira (28), o órgão havia recebido 27 notificações de casos suspeitos da síndrome após a vacina da AstraZeneca. Três casos após a vacina da Janssen e quatro depois da CoronaVac foram notificados, totalizando 34. 

Covid-19: Butantan pede à Anvisa para incluir crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na bula da CoronaVac

Posso doar sangue após tomar a vacina contra a Covid-19?

Gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca devem receber Pfizer, diz Saúde

A Anvisa afirma que a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio, mas que a SGB pode causar a morte se não forem adotadas medidas adequadas. Na visão da agência, os “benefícios superam os riscos”, por isso a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da imunização. 

Entre os sintomas da síndrome está a sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Pelo menos 50% dos casos apresentam dor neuropática lombar ou nas pernas. 

Outro sinal é a fraqueza progressiva do corpo. A Anvisa ressalta que pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que também inclui visão dupla ou dificuldade de mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil