A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realiza, pela oitava vez, uma semana inteira voltada para o aprendizado e conhecimento. Os visitantes, incluindo grupos de estudantes, poderão conferir peças do corpo humano, de alguns animais e até conhecer detalhes sobre a vespa. A informação é de Daisy Silva, g1 ES.
O evento, que vai até sábado (21), é livre para todos os públicos e tem entrada gratuita.
Tudo isso e muito mais estão na programação da Semana do Conhecimento, que reúne Mostra de Profissões, Mostra de Ciências, Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação e Jornada Integrada de Extensão e Cultura.
Segundo o reitor da Ufes, Paulo Vargas, o propósito dessa edição é ressaltar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na universidade.
“Nós trabalhamos dentro desse período com um conjunto de atividades relacionadas ao tripé fundamental da universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Além de um conjunto de atividades culturais e recreativas para as pessoas que vêm nos visitar”, informou o reitor.

ExpoVespa na Ufes
ExpoVespa na Ufes
No primeiro dia da Semana do Conhecimento, que aconteceu na última segunda-feira (16), teve a abertura da VI Mostra de Ciências Biológicas, com a exposição “ExpoVespa – Harmonia do caos: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides”, na Biblioteca Central, campus Goiabeiras.
A atração conta com 45 obras feitas por 32 artistas que mostram a vida desses insetos, com suas características físicas, comportamento de caça, ciclo de vida e estratégias de parasitismo. Além de ressaltar a importância da vespa para preservação da biodiversidade.
“São vespas que atacam outros insetos, são vespas extremamente importantes para o controle biológico de pragas agrícolas. São animais desconhecidos, muito bonitos, de uma biologia muito bonita, a população vai se encantar”, afirmou Viviana Corte, professora de ciências biológicas.
A Semana do Conhecimento também conta com a exposição de obras sobre o corpo humano, com esculturas que possibilitam aprender sobre todos os sistemas que compõem a anatomia humana. Além de outros esqueletos de animais, como macacos.

Museu Ciência da Vida na Ufes
Museu Ciência da Vida na Ufes
“Você pode ver sobre o sistema nervoso, sistema cardiovascular e sistema esquelético. Temos peças valiosíssimas de evolução humana, temos também a peça ‘Tomografia’, nossa obra-prima, que é o corpo humano inteiramente fatiado e plastinado”, destacou Athelson Bittencourt, coordenador do Museu Ciência da Vida.
A Mostra de Biologia vai estar disponível até sexta-feira (20), das 7 às 21h. Para fazer uma visita guiada é necessário preencher um formulário online, o agendamento é destinado apenas para os dias 19 e 20. Já para os demais dias, os horários são para escolas, que podem agendar por meio de outro formulário.
*Texto produzido por Daisy Silva, aluna do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve orientação e edição de Vitor Ferri.