
O corpo de um homem de 64 anos, que morreu com suspeita de Covid-19 na manhã desta segunda-feira (29), foi encontrado por familiares sendo enterrado no lugar de outra pessoa. Segundo a família, ele foi retirado do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, no Espírito Santo, e deveria ser sepultado no município de Nova Venécia, mas foi levado por engano para a cidade vizinha de Boa Esperança. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os envolvidos.
A vítima é o ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Nova Venécia Marcos Jácome. Ele estava internado no hospital desde que deu entrada com quadro de pneumonia. Nesta manhã, não resistiu e morreu.
Se já não bastasse a dor da perda de um ente querido, os familiares de Marcos de Lima Jácome, falecido por volta das 5h desta segunda-feira (29), foi enviado, equivocadamente, para o interior de Boa Esperança.
A descoberta aconteceu logo após a chegada de familiares de Marcos ao hospital Roberto Silvares, em São Mateus.
Segundo um membro da família, ao chegarem ao hospital, o corpo não estava na unidade hospitalar e, então, começou a procura. Mais tarde, descobriu-se que ele havia sido encaminhado, equivocadamente, para o interior de Boa Esperança, na localidade do Cruzeiro, sendo que da localidade quem havia falecido foi uma mulher.
De acordo com o irmão de Marcos, o sargento da Polícia Militar aposentado Alvimar Jacomé, a troca de corpos foi identificada quando a funerária contratada chegou ao hospital e não encontrou a vítima.
“Entregaram o corpo errado. Eu que fui investigando para ver quais corpos saíram de lá e tentar achar o do meu irmão. Descobri que um tinha ido para Boa Esperança e outro para Sooretama. Aí, eu fui pra um lugar e meu sobrinho, para outro”, explicou Alvimar.
Segundo o irmão do ex-vereador, ao chegar no cemitério de Boa Esperança, ele viu que o corpo de Marcos já estava sendo enterrado.
“Cheguei, já estavam enterrando. Pelo peso, eu já sabia que era meu irmão. Pedi para abrir o caixão, conferi o nome da etiqueta e confirmei”, disse.
Até as 17h, o corpo de Marcos continuava no cemitério de Boa Esperança, aguardando para ser encaminhado até Nova Venécia, onde deverá ser sepultado.
As trocas foram feitas no início da manhã desta segunda-feira.
Hospital
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que o erro aconteceu no momento da retirada do corpo do necrotério do hospital. O corpo de Marcos foi retirado no lugar de Rosicléia Moreira dos Santos Oliveira, que faleceu no domingo (28).
A direção do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) pediu desculpas, lamentou o ocorrido e esclareceu que está apurando as causas do fato e dando o suporte necessário aos familiares.
A Secretaria de Estado da Saúde disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os servidores envolvidos.
Câmara lamenta morte
A Câmara de Vereadores de Nova Venécia publicou uma nota informando que presta solidariedade a família do ex-vereador Marcos Jácome.
De acordo com o presidente da Casa, Juarez Oliosi, a Câmara irá realizar uma Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador. Marcos foi vereador nas Legislaturas de 1993 a 1996 e também nos anos de 2001 a 2004.