Corpo de ex-vereador de Nova Venécia é trocado em hospital e quase é enterrado no lugar de outra pessoa

O corpo de um homem de 64 anos, que morreu com suspeita de Covid-19 na manhã desta segunda-feira (29), foi encontrado por familiares sendo enterrado no lugar de outra pessoa. Segundo a família, ele foi retirado do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, no Espírito Santo, e deveria ser sepultado no município de Nova Venécia, mas foi levado por engano para a cidade vizinha de Boa Esperança. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os envolvidos.

A vítima é o ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Nova Venécia Marcos Jácome. Ele estava internado no hospital desde que deu entrada com quadro de pneumonia. Nesta manhã, não resistiu e morreu.

Se já não bastasse a dor da perda de um ente querido, os familiares de Marcos de Lima Jácome, falecido por volta das 5h desta segunda-feira (29), foi enviado, equivocadamente, para o interior de Boa Esperança.

A descoberta aconteceu logo após a chegada de familiares de Marcos ao hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

Segundo um membro da família, ao chegarem ao hospital, o corpo não estava na unidade hospitalar e, então, começou a procura. Mais tarde, descobriu-se que ele havia sido encaminhado, equivocadamente, para o interior de Boa Esperança, na localidade do Cruzeiro, sendo que da localidade quem havia falecido foi uma mulher.

De acordo com o irmão de Marcos, o sargento da Polícia Militar aposentado Alvimar Jacomé, a troca de corpos foi identificada quando a funerária contratada chegou ao hospital e não encontrou a vítima.

“Entregaram o corpo errado. Eu que fui investigando para ver quais corpos saíram de lá e tentar achar o do meu irmão. Descobri que um tinha ido para Boa Esperança e outro para Sooretama. Aí, eu fui pra um lugar e meu sobrinho, para outro”, explicou Alvimar.

Segundo o irmão do ex-vereador, ao chegar no cemitério de Boa Esperança, ele viu que o corpo de Marcos já estava sendo enterrado.

“Cheguei, já estavam enterrando. Pelo peso, eu já sabia que era meu irmão. Pedi para abrir o caixão, conferi o nome da etiqueta e confirmei”, disse.

Até as 17h, o corpo de Marcos continuava no cemitério de Boa Esperança, aguardando para ser encaminhado até Nova Venécia, onde deverá ser sepultado.

As trocas foram feitas no início da manhã desta segunda-feira.

Hospital

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou que o erro aconteceu no momento da retirada do corpo do necrotério do hospital. O corpo de Marcos foi retirado no lugar de Rosicléia Moreira dos Santos Oliveira, que faleceu no domingo (28).

A direção do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) pediu desculpas, lamentou o ocorrido e esclareceu que está apurando as causas do fato e dando o suporte necessário aos familiares.

A Secretaria de Estado da Saúde disse que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os servidores envolvidos.

Câmara lamenta morte

A Câmara de Vereadores de Nova Venécia publicou uma nota informando que presta solidariedade a família do ex-vereador Marcos Jácome.

De acordo com o presidente da Casa, Juarez Oliosi, a Câmara irá realizar uma Moção de Pesar pelo falecimento do ex-vereador. Marcos foi vereador nas Legislaturas de 1993 a 1996 e também nos anos de 2001 a 2004.

 

 

Leia mais

Campanha Solidarize-se beneficia cerca de 10 mil idosos no País

Os números são referentes à Campanha Solidarize-se . Foto: Banco de Imagens A campanha Solidarize-se, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo predominantemente aberto, neste domingo (9)

Previsão de tempo aberto na região Sudeste do país, neste domingo (9). Assim como nos últimos dias, a chuva fica restrita ao Espírito Santo...

Nova Venécia amarga queda de 32,26% na arrecadação do Fundeb no mês de junho

A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes),...

“Distanciamento e higienização é a melhor solução”, afirma Juarez Oliosi

O presidente da Câmara de Nova Venécia, Juarez Oliosi (PSB), destaca o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos como...

Leia também

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...