Corpo de Bombeiros realiza formatura da Brigada 21

Compartilhe

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) realizou, nesta segunda-feira (18), a solenidade de formatura da Brigada 21, a primeira turma de brigadistas do Brasil totalmente composta por pessoas com Síndrome de Down. Treze alunos concluíram o curso.

O Projeto Brigada 21 foi possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do CBMES, e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down). Os alunos receberam um treinamento com carga horária total de 20 horas, com cinco encontros presenciais realizados.

Os formandos aprenderam conteúdos de primeiros socorros, combate a incêndio e abandono de área e agora sabem, entre outras atividades, como abafar o fogo numa panela queimando com óleo, usar um extintor para apagar um princípio de incêndio da forma correta, conter hemorragias, proteger ferimentos, imobilizar fraturas e orientar a evacuação de locais em situações de emergência, evitando tumulto.

”É um momento extremamente gratificante para o Corpo de Bombeiros, pois sabemos como essa iniciativa contribui para a inclusão desses brigadistas na sociedade e, nós, militares, também, vivenciamos um momento de grande aprendizado. Essa parceria, assinada pelo governador Renato Casagrande, rompe preconceitos e abre portas”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.

As aulas foram ministradas no final do ano passado, no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros (Ceib), e foram totalmente adaptadas para atender às necessidades da turma. Desde a confecção das apostilas, até o treinamento dos instrutores e preparação das aulas práticas, tudo foi planejado para que a turma tivesse o máximo de aproveitamento.

Leia também

Kaysar Dadour diz que ficou deprimido por duas horas ao raspar barba para papel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de quatro anos com barba longa, o ator sírio Kaysar Dadour, 32,...

Médica e enfermeira do Projeto Avivar visitaram pacientes acamadas

A médica familiar Aline Simões Gama e a enfermeira Bárbara Flauzino, da equipe multidisciplinar do Projeto Avivar, estiveram...

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

As seis dezenas do concurso 2.484 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da...

Coopeavi oferta vagas de emprego no Norte do ES e em MG

  A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), está com nove vagas abertas para candidatos de níveis fundamental (01) e...

Área de festa em Barra de São Francisco está ficando pronta para shows de Zé Felipe e Frank Aguiar

A área de festa no Polo Industrial que está sendo preparada pela secretaria de Transportes e Estradas da...

Projetos sobre combustíveis devem tramitar rápido no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem mostrado interesse em colocar na pauta de votação na Casa...