Coronavírus: uma morte a cada 41 minutos no mês de junho no Espírito Santo

Durante o período, uma pessoa testou positivo para o coronavírus a cada 1,3 minuto no estado. O cálculo é baseado nos números divulgados pelo Painel Covid-19.

Ato em homenagem aos mortos pela Covid-19 no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Vander Meirelles

Por Luiza Marcondes, G1 ES

O Espírito Santo registrou uma morte por Covid-19 a cada 41 minutos durante o mês de julho. De 1º a 30 de junho, foram 1.043 mortes e mais 33.203 casos confirmados do novo coronavírus.

Os dados são do monitoramento do G1 com base nos números divulgados pelo Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Desde que o Espírito Santo registrou o primeiro caso de coronavírus, no dia 5 de março, junho foi o mês com o maior saldo de casos e mortes.

Ao todo, 1.647 pessoas já perderam a vida para a Covid-19 e 46.893 casos da doença foram confirmados no estado até a manhã desta quarta-feira (1º). Desses, 27.580 estão curados.

Em relação ao que tinha sido registrado no mês de maio, o número de mortes mais que dobrou em junho, passando de 511 novas confirmações de óbitos por Covid-19 em maio para 1.043 novas mortes em junho.

Já o número de casos triplicou no mesmo período. Em maio, o estado teve 11.002 novos casos de Covid-19. Em junho, o total de novos casos foi de 33.203. Isso representa que, em um mês, uma pessoa testou positivo para o vírus a cada 1,3 minuto no Espírito Santo.

O dia com maior registros de mortes pelo vírus, no Painel da Covid-19, ocorreu em 22 de junho – foram 59 óbitos confirmados – e superou a média de 34 mortes diária por coronavírus.

Municípios

Os municípios da Grande Vitória são os que registram o maior número acumulado de mortes. Desde o início da pandemia foram 1.083 óbitos nos quatro maiores municípios da região. Até o dia 30 de junho, a Serra confirmou 309 óbitos por Covid-19, seguido de Vila Velha (281), Vitória (252), Cariacica (241).

Só no mês de junho, os quatro municípios juntos confirmaram 639 novas mortes, mais da metade de tudo que foi registrado no estado durante o período.

Os dados do monitoramento do G1 ainda mostram que apenas 10 dos 78 municípios capixabas não têm nenhuma morte pelo novo coronavírus. São eles: Brejetuba, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Laranja da Terra, São José do Calçado e Vila Pavão.

Até o final de maio, 27 municípios não tinham nenhum óbito por coronavírus.

 

Leia mais

Governador do Amazonas visita a SEP e conhece modelo de gestão do Governo capixaba

O governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, visitou, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Economia e...

Subiu para 37 o número de casos confirmados do coronavírus em Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, divulgou neste sábado, 16/05/2020, o Boletim Informativo diário sobre quantidade de casos confirmados do...

Ações interministeriais fortalecem resposta à pandemia

Crédito: reprodução EBC Os ministros da Saúde, Cidadania, Advocacia-Geral da União (AGU) e o Chefe do Estado Maior das...

Leia também

Auxílio de R$600: Governo REVELA quais cadastros estão sob suspeita

O Ministério da Cidadania fez uma parceria com...

Novo decreto uniformiza prazos de medidas para enfrentamento de emergências em Barra de São Francisco

DECRETO Nº 247 - DE 03 DE AGOSTO/2020: UNIFORMIZA OS PRAZOS E LIMITAÇÕES DAS MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA E DÁ OUTRAS...

Dono de ferro-velho encontra granada no meio de sucata e aciona a polícia no Espírito Santo

A Polícia Militar foi acionada pelo proprietário de um ferro-velho, localizado em Boa Vista I, em Vila Velha, na Grande Vitória, que relatou ter...

PRF apreende submetralhadora de fabricação caseira dentro de ônibus no Norte do ES

Armas e drogas estavam nas malas de três pessoas. Entre elas, uma adolescente de 16 anos. Por Luiz Zardini, G1 ES e TV Gazeta Uma submetralhadora...