Coronavírus: mortes no Espírito Santo podem chegar a 1.430 em uma semana, prevê epidemiologista

Com base na taxa de transmissão do coronavírus, a previsão de pesquisadores é que Espírito Santo possa chegar a 1.430 mortes pela Covid-19 até o dia 15 de junho. Isso significa que, em uma semana, sejam 559 novas vítimas do vírus. Até esta segunda-feira, 8, foram registradas 871 mortes por causa da doença no estado.

Veja todos os casos de Coronavírus na cidade e região

A projeção é da doutora em Epidemiologia Ethel Maciel, que explica que a taxa de transmissão da doença no Estado ainda está alta, em 1,85%. Isso significa que cada 10 pessoas contaminadas podem transmitir a doença para outras 18 pessoas.

O ideal, segundo Ethel, é que essa taxa seja igual a 1%. Ou seja, com esse percentual, cada pessoa contaminada pelo coronavírus só transmitiria a doença para, no máximo, uma outra pessoa.

“Se uma pessoa infecta mais de uma, e com a taxa atual temos quase duas pessoas contaminadas por uma, a doença cresce numa velocidade muito grande. É como se 10 pessoas infectassem 18, que infectam 32. Isso cresce muito rápido. Mais do que o sistema de saúde é capaz de absorver”, considerou a epidemiologista.

Monitoramento – Para a especialista, até as pessoas que estão assintomáticas devem ser monitoradas e evitar o contato social, já que essa é a melhor forma de controlar a doença.

Para isso, é necessário que a população seja testada de forma massiva. Mais do que o “Inquérito sorológico”, que faz testes rápidos na população para detecção de anticorpos, considera Ethel.

“O inquérito nos dá uma estimativa de 200 mil pessoas infectadas. Mas nós não sabemos quem são essas pessoas. Sabemos quem são as positivas do inquérito. Todas as pessoas que chegamos nas casas e testaram positivo desconheciam seu estado de infecção pelo vírus. Esse é um retrato muito preocupante porque essas pessoas, não sabendo que estão doentes, continuam o que estão fazendo normalmente”, apontou.

Comércio – Diante desses dados, a epidemiologista se posiciona contra a reabertura do comércio, serviços e shoppings. Para ela, a taxa de transmissão é o dado mais importante para definir a reabertura ou não da economia, não o número de leitos.

“O isolamento nesse momento é fundamental. O que nós deveríamos ter feito desde o final do mês, com o resultado do inquérito, é diminuir a possibilidade de contaminação. E isso se faz fechando o que hoje está aberto e diminuindo a interação. A terceira etapa do inquérito tem que servir para que os gestores tomem decisões baseadas no inquérito, e não mais no mapa de risco”, considerou.

Leitos – Outra projeção preocupante é de um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), que prevê a ocupação total dos leitos de UTI para Covid-19 até o fim deste mês.

Epidemiologista prevê mais 560 mortes por Covid-19 até o dia 15 deste mês no Estado

Epidemiologista acredita que número de mortes vai passar de 1,4 mil até a próxima segunda-feira, 15, no ES (Foto: Ufes/Divulgação)

Leia mais

PM que agrediu frentista no Espírito Santo apresenta nova licença médica e continua afastado

O sargento da Polícia Militar Clemilson Silva de Freitas, que foi flagrado por uma câmera de segurança agredindo um frentista em um posto de...

Capes altera para seis meses prazo de prorrogação de bolsas

A alteração do prazo vai dar mais tempo para os estudantes concluirem suas pesquisas Foto: Banco de Imagens Para assegurar a continuidade das pesquisas afetadas...

Sine de Anchieta abre 93 vagas, a maioria para atuar na Samarco

Oportunidades são principalmente para trabalhar em empresas que...

Cafeicultores de arábica já podem se inscrever no Cup of Excellence 2020

Cafeicultores de todo o Brasil já podem inscrever seus melhores lotes de café no principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais, que é o...

Leia também

Polícia Federal atuará junto a órgãos de segurança durante as eleições

A Polícia Federal e a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para trabalharem...