Coreia do Norte e Coreia do Sul restabelecem linhas de comunicação cortadas há mais de um ano


Sputnik – De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando Cheong Wa Dae, chefe do gabinete presidencial sul-coreano, a comunicação transfronteiriça entre os dois países foi restabelecida nesta terça-feira (27) às 10h00, horário local, (22h00 de segunda-feira em Brasília).

Desde abril, os líderes das duas Coreias têm trocado cartas pessoais destinadas a melhorar as relações entre os países, até que acabaram por concordar em restabelecer a linha direta, escreve a mídia citando um comunicado de Park Soo-hyun, porta-voz da Presidência sul-coreana.

Informa-se ainda que as autoridades de Pyongyang afirmaram que o restabelecimento das comunicações oficiais desempenhará um papel positivo na melhoria das relações intercoreanas.

“Agora, toda a nação coreana deseja ver as relações Norte-Sul recuperadas do revés e da estagnação o mais cedo possível. Os líderes do Norte e do Sul concordaram em dar um grande passo na recuperação da confiança mútua, bem como promover a reconciliação restaurando as linhas de comunicação intercoreanas através das recentes trocas de cartas pessoais”, avança a agência norte-coreana KCNA.

As linhas de comunicação entre os dois países foram cortadas em junho de 2020, com Pyongyang protestando contra aquilo que descreveu como o fracasso de Seul em impedir os ativistas de enviar panfletos com mensagens anti-Pyongyang através da fronteira. Um escritório de ligação entre os dois países, existente na fronteira, também havia sido desativado pela Coreia do Norte no mesmo mês.

Os presidentes da Coreia do Sul (E) e do Norte

Os presidentes da Coreia do Sul (E) e do Norte