COP26 começa com desafio de cumprir acordos climáticos • SiteBarra

COP26 começa com desafio de cumprir acordos climáticos


No discurso inaugural da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, neste domingo (31) em Glasgow, capital da Escócia, Alok Sharma, secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, anfitrião do evento, destacou a necessidade e a urgência de cumprir os acordos globais.

“Vamos nos unir durante essas duas semanas. E afirmamos que o que Paris prometeu, Glasgow cumpre “, disse o dirigente, referindo-se ao acordo firmado na capital francesa durante a conferência do clima de Paris, em dezembro de 2015.

Sharma destacou a importância de os líderes mundiais trabalharem juntos para o objetivo principal de atingir a meta de 1,5 graus Celsius como limite para o aquecimento global.

No entanto, o mundo continua a se encontrar longe dos objetivos na batalha contra as mudanças climáticas, a ponto de o aquecimento global se aproximar do dobro: aproximadamente 2,7 graus Celsius.

Esta conferência climática assume um duplo significado porque, sendo um evento anual, a reunião anterior foi suspensa devido à pandemia, de modo que serão discutidos os avanços e os retrocessos em um contexto bem diferente do que existia antes da Covid-19, destaca reportagem da Telesul.

Abertura da COP26

Abertura da COP26 (Foto: Reuters)