Coopeavi e Bandes firmam acordo para facilitar aquisição de resfriadores por cooperados

A Coopeavi firmou parceria junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) com o propósito de fomentar o desenvolvimento da atividade leiteira, facilitando o acesso do produtor a linhas de crédito para a aquisição de resfriadores de leite.

Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), os cooperados conseguem acesso a créditos para pagar em até 60 vezes, com juros bem abaixo do valor médio de mercado. O produtor ainda conta com carência de três meses para começar a pagar. O acordo chega para beneficiar pequenos, médios e grandes produtores.

A Coopeavi se encarrega de elaborar o projeto para o cooperado a custo zero e encaminhar para o Bandes. O período de aprovação é de 30 dias com a documentação regular. No caso de feriados ou problemas na documentação, esse prazo pode ampliar. Com a aprovação pela instituição financeira, o valor previsto é liberado para o produtor fazer o investimento.

De acordo com o técnico responsável pela logística em captação da Coopeavi, Rodrigo Marim, é a oportunidade para os produtores que ainda não possuem resfriadores de leite na propriedade. “Com essa facilidade de acesso ao crédito a juros bem abaixo do que o valor de mercado, estamos criando soluções para o cooperado que pretende investir. A gente elabora o projeto, da forma que melhor vai atender o produtor, cabendo a ele apenas escolher o resfriador de sua preferência”, afirma Marim.

Rodrigo Marim, técnico responsável pela logística em captação da Coopeavi

Nos casos de empréstimos de até R$50 mil, será prevista garantia de avalista. Se o valor solicitado for maior, o produtor deverá entrar com garantia real.

Neste início as linhas de crédito serão disponibilizadas exclusivamente para a aquisição de resfriadores. Posteriormente o acordo será expandido também para quem pretende investir em outros implementos como ordenhadeira mecânica, máquinas e até vacas de leite.

Para ter mais informações o cooperado pode procurar o setor de Captação na Coopeavi, em Nova Venécia.

Leia mais

Leia também